Um quarto infantil encantado no estúdio

Home TV INESUm quarto infantil encantado no estúdio

Um quarto infantil encantado no estúdio

Cenário de “O Baú do Tito”, novo programa da TV INES, chama atenção pela beleza.

Cenário de O Baú do Tito, novo programa da TV INES.

Cenário de “O Baú do Tito”, novo programa da TV INES.

E uma das novidades da semana foi a montagem do cenário de “O Baú do Tito”, novo programa infantil da TV INES. Quem passou pelo estúdio, ou deu uma olhadinha pelo circuito interno de TV, ficou encantado com o que viu! Um colorido quarto de criança, do personagem Tito, com um baú que parece guardar muitas surpresas.

Um dos apresentadores da TV INES, Heveraldo Ferreira, chegou a descer para ver de perto, ao vivo e a cores, a produção. Ele contou que ficou “realmente emocionado e orgulhoso de conhecer não só o lindo cenário, que ficou bem fiel a um quarto infantil de verdade, mas a atuação profissional da dupla de apresentadores surdos mirins”. Aulio Nóbrega, outro apresentador da TV INES, também aprovou o novo cenário, que, segundo ele, “ficou muito bonito e bem de acordo com o gosto das crianças”.

bau1

A cenógrafa Marcele Vieira, que assina também os cenários dos programas “Café com Pimenta” (TV INES) e “Hora do Enem” (TV Escola), disse que “um dos desafios de criação foi ‘acertar’ o tamanho do baú que dá nome à atração, já que ele não poderia ter as medidas convencionais de um baú de brinquedos qualquer. Por isso, houve uma busca pela ‘desproporção’; e, para não causar nenhum estranhamento, outros objetos cênicos também tiveram seu tamanho original ampliado, como foi o caso da bola por exemplo. Além disso, foram usados objetos lúdicos de modo a garantir tanto a identificação com público mais novo ainda que o protagonista Tito, quanto a representação de um ambiente que fosse muito mais fiel ao universo infantil, de modo geral, do que a um simples quarto de menino”.

bau2

“O Baú do Tito“ é um programa infantil para surdos, que usa e abusa da Computação Gráfica para divulgar, de forma lúdica, os princípios da Língua Brasileira de Sinais. No enredo, o menino Tito (apresentando Célio Rodrigues) e sua amiga imaginária e parceira de aventuras, Tuca (apresentando Mariana Sampaio), vivem várias aventuras nos mais diversos ambientes, desde o mar até o espaço sideral. E tudo isso dentro de um baú que é pequeno por fora, mas infinito por dentro!

As cenas que se passam dentro do baú – ou na imaginação de Tito – são gravadas em chroma key e as cenas do “mundo real” do menino, essas sim, são rodadas entre as paredes desse quarto! Na equipe de produção, Enilton Rodrigues (roteirista), Silas Queiroz (preparador de elenco), Nice Benedictis (diretora artística), Sara Vinhal (assistente de direção), Thais Ribeiro (produtora) e Eduardo Callado (assistente de produção).

Agora, é só esperar para ver o que vem por aí!…

Roquette Pinto