Último episódio de O Futuro que Escrevo destaca alunos e professores ganhadores da Olimpíada da Língua Portuguesa

Home Sem categoriaÚltimo episódio de O Futuro que Escrevo destaca alunos e professores ganhadores da Olimpíada da Língua Portuguesa

Último episódio de O Futuro que Escrevo destaca alunos e professores ganhadores da Olimpíada da Língua Portuguesa

A série documental “O Futuro que Escrevo” está chegando ao final. Na terça, 30/5, a TV Escola exibe, às 9h, o quinto e último episódio do programa que acompanhou os estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil, e seus professores, que participaram das etapas regionais e final da edição de 2016 da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, um concurso bienal de redação com o tema “O lugar onde vivo”.

Ação nacional de formação de professores, a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e produção da TV Escola/Roquette Pinto Comunicação Educativa. O concurso reuniu mais de 5 milhões de alunos de escolas públicas das cinco regiões brasileiras e 80 mil professores. Através de várias etapas de seleção – escolares, municipais, estaduais e regionais – foram escolhidos 152 textos divididos em quatro gêneros: poesia, crônica, artigo de opinião e memórias literárias.

No episódio de encerramento, o destaque vai para os alunos e professores classificados para a etapa final do concurso, realizada na cidade de São Paulo, SP. Personagens como Mayssara de Jesus Oliveira, de Brazlândia, Distrito Federal, professora de Redação do Ensino Médio. Ela fala da experiência com o concurso e do quanto representa para o futuro dos alunos o exercício de escrever corretamente. “ O domínio da linguagem culta é uma forma de poder. Eu quero mais é empoderar meus alunos”.

A série documental “O futuro que escrevo” acompanhou a viagem de jovens escritores e seus professores, vindos de diversos lugares do país, para as etapas regionais e a final do concurso Em cada episódio, uma cidade-sede os recebeu para atividades como saraus, oficinas e, claro, a premiação. Nesses encontros, eles compartilharam não apenas os seus textos, mas também suas inspirações e experiências de vida.

Todos os cinco episódios da série estão disponíveis na internet, na página da TV Escola – tvescola.mec.gov.br. Para quem perdeu os demais episódios da série na televisão e quer conferir, é só ficar ligado na TV Escola:

Episódios inéditos – terça-feira, às 9h.

Reprises:
Terças – 15h e 19h30
Quintas – 6h e 19h
Sextas – 9h30
Sábados – 6h
Domingos – 8h30, 13h30 e 18h30

ASCOM Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Assessora de Comunicação e Imprensa
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21) – 3282 6777

Rafael Lima– Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21) – 3282 6634

Roquette Pinto