TV INES promove sessão de cinema em Libras no Dia Nacional do Surdo

Home TV INESTV INES promove sessão de cinema em Libras no Dia Nacional do Surdo

TV INES promove sessão de cinema em Libras no Dia Nacional do Surdo

Amanhã, 26/9, é o Dia Nacional do Surdo e a TV INES, única TV brasileira a oferecer programação completa para surdos e ouvintes, promoverá duas sessões de cinema com Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Na data, que marca também os 160 anos do INES, os alunos da instituição, pais e comunidade surda assistirão aos filmes Detetives do Prédio Azul, com exibição às 10h, e Um Tio Quase Perfeito, às 19h.

As atividades programadas para o Dia do Surdo incluirão também palestras, oficinas lúdicas, visitas programadas ao acervo, bolo comemorativo e uma homenagem da cidade do Rio de Janeiro ao INES. Entre 19h e 20h do dia 26, o Cristo Redentor estará iluminado na cor azul.

O mês de setembro é um período especial para os surdos e marca a luta da comunidade por seus direitos. Denominado de Setembro Azul, o mês celebra o Dia Nacional e Mundial do Surdo e o aniversário de criação do INES. A cor azul foi escolhida porque, durante a II Guerra Mundial, da mesma forma que os judeus eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, as pessoas que com algum tipo de deficiência eram obrigadas a ter no braço uma faixa azul para serem identificados pelos nazistas.

No ar desde 2013, a TV INES é uma parceria da Roquette Pinto Comunicação Educativa com o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e primeiro canal brasileiro com a proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa única e completa grade de programação. O desafio de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, e com transmissões 24 horas por dia é o cotidiano da TV INES. Uma emissora web – em streaming, vídeo on demand, aplicativos para smartphones/tablets e televisões conectadas à internet – cujos programas e projetos, originais ou licenciados, são desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A TV INES disponibiliza uma grade de programação eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em língua brasileira de sinais. Programas como A Vida em Libras, apresentado por Heveraldo Ferreira, e o Boletim Primeira Mão, com Áulio Nobrega e Clarissa Guerretta, todos surdos, têm grande audiência.

Desde a sua estreia, a TV INES conquista de maneira crescente e constante grande audiência nas diferentes plataformas. Já são mais de 3 milhões de pessoas acessando à programação nos múltiplos canais de transmissão. E conferindo as novidades nas redes sociais, canais que, além de acessíveis também preservam e valorizam a forma como o surdo compreende a escrita.

ASCOM Roquette Pinto

Verônica Cobas
veronicacobas@roquettepinto.org.br – 21 3282-6777

Rafael Bernardo Lima
rafaellima@roquettepinto.org.br – 21 3282-6634

Roquette Pinto