Celebrando os 160 anos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o XVI Congresso Internacional da instituição, que acontece de hoje até quarta (8) no Rio de Janeiro, a TV INES está lançando o aplicativo do Jornal Primeira Mão, um jornal semanal exibido na programação da única emissora brasileira a produzir e transmitir conteúdo em Libras e Português.
Coincidentemente, o lançamento acontece um dia após a realização da primeira prova do Enem 2017, onde o tema da redação trouxe a reflexão sobre a universalização do acesso à educação básica para os surdos.
Com o aplicativo, a comunidade surda poderá se informar semanalmente, em Libras e através do celular, sobre as principais notícias do país e do mundo, o que ainda não é possível nas mídias tradicionais. É uma inovação que traz para o universo dos equipamentos móveis uma ferramenta de comunicação visual, factual e informativa, contemplando uma população de surdos superior a 9 milhões de pessoas no Brasil.
No ar desde 2013, a TV INES é uma parceria da Roquette Pinto Comunicação Educativa com o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e o primeiro canal brasileiro com a proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa única e completa grade de programação. O desafio diário de produzir um canal de televisão bilingue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, é enfrentado por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do INES. São 24 horas de programação disponíveis na web e através de satélite e parabólica em todo o território nacional.
O aplicativo do Jornal Primeira Mão, lançado no Congresso do INES, cujo tema é “INES 160 anos – construindo igualdade e democracia no Brasil”, já está disponível nas lojas virtuais Android e iOS