TV INES lança aplicativo com jornal semanal para surdos

Home Roquette PintoTV INES lança aplicativo com jornal semanal para surdos

TV INES lança aplicativo com jornal semanal para surdos

Celebrando os 160 anos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o XVI Congresso Internacional da instituição, que acontece de hoje até quarta (8) no Rio de Janeiro, a TV INES está lançando o aplicativo do Jornal Primeira Mão, um jornal semanal exibido na programação da única emissora brasileira a produzir e transmitir conteúdo em Libras e Português.

Coincidentemente, o lançamento acontece um dia após a realização da primeira prova do Enem 2017, onde o tema da redação trouxe a reflexão sobre a universalização do acesso à educação básica para os surdos.

Com o aplicativo, a comunidade surda poderá se informar semanalmente, em Libras e através do celular, sobre as principais notícias do país e do mundo, o que ainda não é possível nas mídias tradicionais. É uma inovação que traz para o universo dos equipamentos móveis uma ferramenta de comunicação visual, factual e informativa, contemplando uma população de surdos superior a 9 milhões de pessoas no Brasil.

No ar desde 2013, a TV INES é uma parceria da Roquette Pinto Comunicação Educativa com o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e o primeiro canal brasileiro com a proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa única e completa grade de programação. O desafio diário de produzir um canal de televisão bilingue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, é enfrentado por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do INES. São 24 horas de programação disponíveis na web e através de satélite e parabólica em todo o território nacional.

O aplicativo do Jornal Primeira Mão, lançado no Congresso do INES, cujo tema é “INES 160 anos – construindo igualdade e democracia no Brasil”, já está disponível nas lojas virtuais Android e iOS

Roquette Pinto