TV INES estreia duas novas séries: Um Dia e A História das Coisas

Home MECTV INES estreia duas novas séries: Um Dia e A História das Coisas

TV INES estreia duas novas séries: Um Dia e A História das Coisas

A TV INES estreia duas novas séries esta semana: “Um Dia”, na quarta, 2/8, e “A História das Coisas”, na sexta, 4/8. Composta por cinco programas, a série “Um Dia” propõe um novo olhar sobre jovens surdos da cidade do Rio de Janeiro. Em cada episódio, personagens como Lucas Lima, de 21 anos, que sonha se tornar o primeiro dançarino surdo do Brasil, são apresentados através de imagens e histórias de seu bairro, casa e família. Já em “A História das Coisas”, surdos e ouvintes vão conhecer o lado curioso e divertido sobre a história de itens que fazem parte da nossa vida, como o chocolate, a pipoca e o relógio de pulso.

Dirigidos por Carolina Sá, os episódios de “Um Dia”, com cinco minutos de duração, serão exibidos todas as quartas, às 20:15. Além de Lucas Lima, estrela do primeiro episódio e que faz parte do grupo de alunos do Centro de Artes da Maré, a série traz histórias como a de Raíssa Coimbra, de 17 anos, que faz curso de animação em 3D e que sonha fazer cinema e criar games. Carlos de Oliveira, também com 17 anos, foi oralizado pela mãe e faz freestyle de bicicleta. Ele é o personagem do terceiro episódio e vive no bairro de Cosmorama, região da Baixada Fluminense.

No quarto episódio, Marcele Félix, faixa preta de judô, fala de seu objetivo de ensinar para outras crianças surdas o prazer pelo esporte que pratica desde criança. Renan Aprígio, 23 anos, é o destaque do quinto episódio de “Um Dia”. Ele é youtuber e seu sonho é incluir a comunidade surda no mundo digital.

Apresentado por Fabíola Saudan, jornalista surda, a série “A História das Coisas”, também dirigida por Carolina Sá, será exibida toda sexta-feira, às 18:15. Em episódios de cinco minutos, a série apresenta curiosidades como a história do Aplauso. Surdos e ouvintes aplaudem de formas diferentes e o programa explica como os gestos, tanto de ouvintes como de surdos, foi criado. A ideia é fazer com que surdos se apropriem de conhecimentos sobre a história de coisas que fazem parte de nossas vidas. Nos 15 episódios, temas como o teste de Q.I., a tatuagem, as lentes de contato, o batom, o elevador, o código de barras, entre outros.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Veronica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br – 3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br – 3282-6634

Roquette Pinto