TV Escola leva ativação em realidade virtual para a Bienal do Livro

Home TV EscolaTV Escola leva ativação em realidade virtual para a Bienal do Livro

TV Escola leva ativação em realidade virtual para a Bienal do Livro

A Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, está a todo vapor, transformando a cidade carioca na capital mundial da literatura. E é claro que a TV Escola não poderia ficar de fora desse evento, levando uma ativação em realidade virtual, a convite do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – fazendo a diversão de quem passava pelo estande nos dias 2 e 3 de setembro.

O passeio em realidade virtual pela cidade do Rio de Janeiro, passa por lugares como Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e Baía de Guanabara. O projeto da TV Escola proporciona uma visita em 360º no óculos VR, narrada com a história de cada destino visitado. No estande, o público, formado principalmente de crianças estudantes de escolas públicas, se divertiram ao conhecer lugares que nunca tinham ido na vida real.

Foram realizadas, também, oficinas interativas com crianças e adolescentes através dos apresentadores surdos e interpretes de Libras da TV INES e TV Escola. Nessas oficinas, brincadeiras que conjugaram Libras e Língua Portuguesa integraram o público, plantando a semente do bilinguismo.

Durante os dois dias de participação na Bienal, fomos pauta para cobertura jornalística da TV Brasil. O apresentador surdo Heveraldo Ferreira concedeu uma entrevista para contar um pouquinho do trabalho que ele estava realizando no evento.

A experiência permitiu uma troca fantástica, fortalecendo o bilinguismo e dando oportunidade de crianças e adolescentes, principalmente vindas da rede pública, experimentar a tecnologia da realidade virtual. Muitos participantes nunca visitaram os pontos turísticos mostrados na experiência em VR. Desta forma, a ativação ficou ainda mais incrível. Oportunidade assim, agregam, fortalecem e aproximam as instituições para novas ações.

O espaço do FNDE na Bienal também dispõe de área para leitura e brincadeiras, onde crianças de todas as idades podem se divertir com jogos antigos que até hoje ajudam no desenvolvimento infantil, como amarelinha e jogo da velha. O estande está localizado no pavilhão 4 (verde), do Riocentro, na Barra da Tijuca/RJ.