TV Escola estreia primeira revista eletrônica semanal de educação

Home TV EscolaTV Escola estreia primeira revista eletrônica semanal de educação

TV Escola estreia primeira revista eletrônica semanal de educação

Uma revista eletrônica semanal dedicada à educação, com reportagens, entrevistas, séries temáticas e debates sobre as pautas mais atuais do universo das escolas brasileiras e seus desafios.

Assim é a Rede Escola – Notícias da Educação, que a TV Escola, o canal da educação do Ministério da Educação, estreia nesta sexta, às 21h, com reprises no sábado (16h) e domingo ( 12h). Primeiro espaço jornalístico na televisão inteiramente voltado para a educação e experiência pioneira de programa jornalístico da TV Escola, Rede Escola é um projeto pensado para divulgar e discutir, por meio de reportagens e outros formatos jornalísticos, temas como as boas práticas pedagógicas, sejam as iniciativas de professores ou projetos assumidos pelas escolas; o desempenho dos estudantes; a participação dos pais e responsáveis nas comunidades escolares; personagens do mundo escolar; entrevistas com educadores, professores e estudantes sobre assuntos em evidência; e outros aspectos inerentes ao dia a dia da educação nas escolas. A revista semanal vai informar também sobre a agenda da educação no país, esclarecendo projetos, programas, calendários e outras iniciativas tomadas pelo Ministério da Educação.

Comandada por Marcílio Brandão, profissional com larga experiência em televisão, uma equipe de 12 pessoas, sediada no Rio de Janeiro e Brasília, foi montada para o lançamento do projeto. Durante três meses, repórteres, editores de texto, produtores de reportagem e de pauta, além dos dois apresentadores -Clarissa Vargas e Ernesto Xavier – cruzaram o país produzindo conteúdo e reportagens. No episódio de estreia, reportagens sobre as audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular, a reforma do Ensino Médio, livros digitais e uma experiência com o ensino da Matemática na Escola Municipal Francis Hime.

Editor-chefe da revista semanal Rede Escola, para Marcílio Brandão o maior desafio da construção do projeto foi a montagem de uma equipe com habilidade e conhecimento específicos em educação. “Há uma linguagem apropriada, um conhecimento importante sobre as políticas públicas de educação. Durante um mês, entrevistamos dezenas de profissionais até a montagem final da equipe, que inclui dois profissionais de grande experiência em produtos televisivos educativos e culturais. São eles: Pablo de Moura, com uma longa trajetória no Canal Futura e Globo Ecologia, que é o editor de texto do Rede Escola; José Antônio Medeiros, que durante muitos anos trabalhou como produtor de reportagem na TV Educativa”.

Jornalista com larga experiência em televisão, com atuação como repórter e editor de programas jornalísticos na TV Globo Nordeste, TV Viva de Olinda e Rede Bandeirantes, Marcílio Brandão foi editor executivo do Jornal Futura, do Canal Futura, até 2016. Para o projeto Rede Escola, que conta também com a equipe técnica da produtora carioca PróDigital para captação de imagens e som e finalização, foi construído um formato flexível, com os dois apresentadores conduzindo a apresentação e também participando de reportagens.
“O conceito é de uma revista semanal leve, com inserções videográficas, muitas imagens, reportagens e, principalmente, a participação do estudante, opinando sobre cada um dos temas apresentados na pauta do programa. Rede Escola também trará temas e pautas sobre as ações do Ministério da Educação, mas o propósito é que essas ações sejam destaque dentro da lógica da informação e da proposição ao debate. O objetivo é valorizar a educação, o professor, a importância do projeto pedagógico na construção de uma educação transformadora. Também queremos destacar a importância da família na comunidade escolar” – explica Marcílio.

Com 26 minutos de duração, divididos em três blocos, Rede Escola tem como apresentadores Clarissa Vargas, repórter que já atuava na TV Escola no boletim diário E-notícias, e Ernesto Xavier, que participou de um processo seletivo para a função. Ernesto é jornalista, apresentador, cinegrafista e ator, com experiência na produção e apresentação de conteúdo audiovisual para canais corporativos. É apresentador do programa online É Sério. Clarissa Vargas é jornalista, da equipe da TV Escola em Brasília, deslocada para a equipe da Rede Escola no Rio de Janeiro.

Roquette Pinto