TV Escola e TV INES exibem o filme Auto da Compadecida com acessibilidade completa

Home ClippingTV Escola e TV INES exibem o filme Auto da Compadecida com acessibilidade completa

TV Escola e TV INES exibem o filme Auto da Compadecida com acessibilidade completa

No dia 24 de dezembro, às 22h, o longa-metragem de Guel Arraes, baseado na obra de Ariano Suassuna, será apresentado na TV Escola e TV INES com acessibilidade completa: audiodescrição, legendas e Libras. É a primeira vez que o Auto da Compadecida é exibido na televisão com acessibilidade.

Com grande elenco e ambientada com base na literatura de cordel, o clássico do cinema nacional apresenta os personagens João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello) o mais covarde dos homens, fazendo da história uma grande comédia, tratando com bom humor dramas tipicamente nacionais.

O Auto da Compadecida é o primeiro filme longa-metragem brasileiro adaptado com acessibilidade pelo Projeto Alumiar da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o Ministério da Educação e a TV Escola. Em um ano, o projeto tornará 20 títulos brasileiros acessíveis nas três modalidades. A seleção das obras a serem adaptadas é feita mediante curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística.

Para o presidente da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, Fernando Veloso, o Alumiar é um dos projetos de maior abrangência em acessibilidade em comunicação no país. “Com a exibição dos longas na TV Escola e na TV Ines será ampliado o número de pessoas beneficiadas com o projeto, pioneiro ao levar filmes brasileiros com as três acessibilidades comunicacionais no cinema, em um canal de televisão e em uma webtv”, apontou.

Roquette Pinto