TV Escola e MEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Home MECTV Escola e MEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

TV Escola e MEC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“A Matemática está em tudo” é o tema central da edição desse ano da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Até domingo (29/10), escolas, universidades, centros e pesquisa, empresas e estudantes de todo o Brasil estarão em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, para apresentar projetos, participar de debates e aproximar a ciência e a tecnologia da população. Serão oficinas, palestras, e exposições para discutir a importância da produção cientifica no país, da educação à economia, e principalmente para falar e desmistificar a Matemática.

A expectativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que organiza o evento, é de que aconteçam 100 mil atividades, de cerca de 2 mil instituições e mais de mil cidades. Vai ter veículo aéreo não tripulado, fungos e bactérias utilizados para controle biológico de insetos, protótipos de robótica, projetos tecnológicos como eletrocardiógrafo bluetooth, morfoblocos, estufa inteligente, todos projetos desenvolvidos por professores e alunos bolsistas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A TV Escola também estará no SNCT. No estande do MEC, com um espaço total de 1.000m², a emissora montou um set para gravação de boletins diários sobre o evento. No espaço, laptops com o jogo educativo Chico na Ilha dos Jurubebas estarão disponíveis para os estudantes e visitantes, além de brindes com séries e documentários da TV Escola.

No dia 27, duas atrações vão incrementar a programação do estande do MEC/TV Esola: de 9h às 12h, com apresentação de Land Vieira, do Hora do Enem, vai acontecer o “Aulão Enem”, com os professores Abraão Lincoln Souza (Matemática), Ivys Urquiza (Física), Rafael Procópio (Matemática). Participação especial da banda SoulHappy e o grupo de dança CM2. Às 14h acontece uma uma roda de conversa com intermediação do repórter Rodrigo Gantois e apresentação do projeto “Matemática todo dia”, dos professores Alessandra Lisboa e Marcos Paulo Barbosa, alem de exposição de metodologias de ensino e aprendizagem com os professores, Cristina Teixeira, Luiz Felipe Lins e os alunos Edgar Sampaio, Elizângela Lima, Yan Victor dos Santos, Luan Vieira.

A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é tema também do Salto para o Futuro desta semana. Na quarta (25/10), às 19h, na TV Escola, o programa discute a importância da divulgação científica e traz os destaques da Mostra Ver Ciência, evento oficial da SNCT. Conduzido por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro traz como convidados os curadores nacional e internacional da mostra, José Renato Monteiro e Sergio Brandão. Eles destacam as principais atrações do evento Ver Ciência e alertam sobre a importância de aproximar a sociedade do universo científico.

Confira a programação completa do estande do MEC/TV Escola

Dia 24 de outubro (terça-feira)

8:30 às 16:00 – Exposição de jogos de matemática elaborados pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental CASEB 8:30 às 18:00 – Oficina de arte “Criando com Mondrian”- com as professoras Kátia Oliveira e Andréia Vieira

Dia 25 de outubro (quarta-feira)

10:00 às 11:00 – Palestra “ A Matemática ao longo da História”, com Norma Reis

Dia 26 de outubro (quinta-feira)

9:00 às 10:30 – Conversa-entrevista sobre “Metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem” com o Professor Ricardo Fragelli, com intermediação do repórter Rodrigo Gantois 8:30 às 18:00 – Oficina de arte “Criando com Mondrian”- com as professoras Kátia Oliveira e Andréia Vieira 14:00 às 18:00 – Oficina de construção de foguetes com os estudantes Anny Cristinne Silva e Edgar Sampaio

Dia 27 de outubro (sexta-feira)

9:00 às 10:00 – Palestra sobre “Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender matemática” com o professor Valdivino Sousa. 9:00 às 12:00 – “Aulão Enem” com os professores Abraão Lincoln Souza (Matemática), Ivys Urquiza (Física), Rafael Procópio (Matemática). Participação da Banda musical SoulHappy e o grupo de dança CM2. Apresentação de Land Vieira. 14:00 – Roda de conversa com apresentação do projeto “Matemática todo dia” dos professores Alessandra Lisboa e Marcos Paulo Barbosa e exposição de metodologias de ensino e aprendizagem com os professores, Cristina Teixeira, Luiz Felipe Lins e os alunos Edgar Sampaio, Elizângela Lima, Yan Victor dos Santos, Luan Vieira.

Dia 27 de outubro (sábado)

8:30 às 18:00 – Oficina “Travessura com origamis” e contação de histórias com a professora Juliana Fronza e sua assistente Charlene Dias. (Duração de 30 min cada oficina) 9:00 às 12:00 – Palestra “O prazer da matemática” com show de mágica, jogos e brincadeiras com o professor Léo Akio (Duração de 1 hora cada palestra)

Roquette Pinto