TV Escola e AEF-Brasil lançam websérie sobre Educação Financeira com foco no público jovem

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TV Escola e AEF-Brasil lançam websérie sobre Educação Financeira com foco no público jovem

“$100 Neuras” orienta público sobre Educação Financeira

Irreverente e atual – assim é $100 Neuras, websérie que estreia no próximo dia 10, na TV Escola. Voltada para o público jovem, a atração é resultado de uma parceria entre a AEF-Brasil, Associação Educação Financeira do Brasil e a TV Escola/Roquette Pinto Comunicação Educativa. O programa é dirigido por Renato de Paula e será exibido na grade de programação da TV Escola, distribuída via satélite e operadoras de TV por assinatura, e nos sites www.vidaedinheiro.gov.br e www.tvescola.org.br, além do canal do Ministério da Educação.

Com linguagem descontraída, a websérie composta por 13 episódios narra o dia a dia da youtuber Fernanda, personagem da atriz Raissa Venâncio, que vive no país fictício “perrenguistão”. Ela relata seus desafios com a gestão das despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. A proposta é se comunicar e interagir com o jovem na linguagem que ele realmente entende e impactá-lo para que comece a ter maior intimidade com temas como planejamento, controle de gastos, renda e poupança. “Vamos ensinar o jovem a colocar em prática conceitos como o consumo consciente e planejamento”, explica Raissa.

“A série está linda. Raissa traduz as necessidades e anseios de uma geração que não poupa, se endivida cedo demais e que tem pouca ou nenhuma cultura de educação financeira”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil. Para a executiva, o programa é uma potente ferramenta para transformar esse cenário e engajar o jovem na mudança de comportamento, de hábitos e atitudes no processo de tomada de decisão quanto a gestão adequada de diferentes recursos, dentre eles, o financeiro.

A parceria entre a TV Escola/Roquette Pinto Comunicação e a AEF-Brasil vai gerar, ainda, a produção do programa “Sua Escola, Nossa Escola”, também exibido pela TV Escola, e abordará o tema da Educação Financeira mostrando as mais diversas experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras – Macapá (AP), Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO). O contrato entre as duas organizações inclui ainda o desenvolvimento de game educativo e interativo, dois cursos de ensino a distância em educação financeira para professores, além da revitalização da plataforma www.vidaedinheiro.gov.br.

“A parceria com o grupo Roquette Pinto Comunicação é mais um instrumento fundamental para o cumprimento da missão da AEF-Brasil, que é fazer do Brasil uma nação financeiramente educada por meio da disseminação da educação financeira em todo o país, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, encerra Claudia.

Anúncio da estreia

O anúncio da estreia da websérie e demais projetos que integram a parceria entre a AEF-Brasil e a Roquette Pinto acontece no dia 09 de agosto, às 19h, no programa semanal Salto Para o Futuro da TV Escola. Neste dia, serão entrevistadas a superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte, e a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Zavarese Sechim.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.

Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola

Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.

Serviço – R$ 100 Neuras

Estreia: dia 10 de agosto, às 18h30

Inéditos: todas as quartas-feiras, às 18h30

Onde assistir: A programação é distribuída por satélite aberto, analógico e digital, para todo o território nacional, atingindo 15 a 20 milhões de antenas parabólicas. Além da distribuição por satélite aberto, a TV é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. Os canais podem ser conferidos em http://tvescola.mec.gov.br/tve/sobre. Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br e tvescola.mec.gov.br.

Sobre a AEF- Brasil e a ENEF

A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.

Sobre a TV Escola

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.

ASCOM Roquette Pinto
Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto