TV Escola apresenta grade de estreias para o mês de dezembro

Home TV EscolaTV Escola apresenta grade de estreias para o mês de dezembro

TV Escola apresenta grade de estreias para o mês de dezembro

O mês de dezembro na TV Escola está repleto de estreias, são quatro programas que chegam na programação do canal. A emissora com foco em educação, gerida pela Roquette Pinto Comunicação Educativa, prepara um fim de ano com séries abordando temas sobre história do Brasil, cinema brasileiro, educação em escolas cívicas-militares e as dificuldades cotidianas de deficientes físicos. As estreias começaram em 9 de dezembro, com a chegada da produção Brasil – A última Cruzada, seguindo nas próximas semanas com Meia-Volta Vou Ler, Plano Sequência e Inclusive Você.

A primeira estreia, Brasil – A Última Cruzada, traz uma narrativa documental em seis episódios, contando a história do Brasil antigo. O Brasil Paralelo, produtora da série, reuniu diversos especialistas e historiadores para guiar a história, que vai da monarquia à república. Os episódios serão exibidos diariamente, a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro, às 21h. Com cessão do Brasil Paralelo.

Na semana seguinte, Meia-Volta Vou Ler chega às telas com uma temática sobre as escolas cívicas-militares. Ao longo de seus treze episódios, a série vai contar histórias sobre estudantes que ingressaram nessas escolas e o impacto que o estudo militar tem em seus cotidianos. No primeiro episódio, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, irá esclarecer dúvidas sobre o recente projeto de criação das escolas cívicas-militares pelo Brasil. Meia-Volta Vou Ler estreia em 16 de dezembro, às 19h. A série é uma produção da TV Escola com a produtora Escada Amarela Filmes.

A série Plano Sequência irá relembrar a história das primeiras projeções cinematográficas brasileiras e resgatar um pouco da memória audiovisual nacional. Em produção na Cinemateca Brasileira e apresentada pelo ator Carlos Vereza, a série tem o formato de entrevistas, com diretores, roteiristas, atores, figurinistas e técnicos de produções relatando experiências que marcaram a filmografia nacional. Entre os entrevistados estão Neville D´Almeida, Ugo Giorgetti, Mauro Mendonça, Juca de Oliveira, Zezé Mota, Lui Farias, Guilherme Fiúza, Othon Bastos, Nuno Leal Maia, Regina Duarte e David Cardoso. Somadas às narrativas desses personagens, o público poderá assistir a cenas históricas e marcantes do cinema brasileiro. Serão ao todo 26 capítulos com 35 minutos cada. A série vai ao ar na TV Escola em 18 de dezembro, às 21h.

Na última estreia do mês de dezembro, a série Inclusive Você apresentará relatos do cotidiano de pessoas com deficiência que precisam lidar com barreiras impostas pela sociedade, em todas as áreas de suas vidas. Os vinte e seis episódios trazem temas ligados as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência, desde acesso à educação básica, ao mercado de trabalho e as barreiras urbanas para, por exemplo, cadeirantes. A produção vai ao ar na TV Escola em 20 de dezembro, às 19h30.

Sobre a TV Escola:

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Não é um canal de divulgação de políticas públicas da educação, é uma política pública em si, com o objetivo de subsidiar a escola e não substituí-la. E, em hipótese alguma, substituir o professor.

Sobre a Roquette Pinto:

Há mais de 90 anos, a Roquette Pinto trabalha pela melhoria da educação no Brasil. Nossa equipe de educadores e profissionais de comunicação vêm, continuamente, utilizando o que há de mais atual em tecnologia a fim de produzir conteúdos de qualidade e acessíveis a todos. “Comunicar para educar” tem sido a nossa missão durante todos esses anos.