Sua Escola, Nossa Escola. Estudantes de Manaus aprendem sobre consumo consciente e poupança

Home MECSua Escola, Nossa Escola. Estudantes de Manaus aprendem sobre consumo consciente e poupança

Sua Escola, Nossa Escola. Estudantes de Manaus aprendem sobre consumo consciente e poupança

Professora de história e ensino religioso, Neuza Olívia Moura Cavalcante de Alencar trabalha na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, na zona leste de Manaus. Ela é a coordenadora do trabalho realizado com os 32 alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre educação financeira.

“Aproveitei que os alunos são adolescentes e estão naquela fase de sonhar com um futuro de sucesso”, conta. A professora usa o chão da própria sala de aula para criar a trilha de um jogo de tabuleiro em tamanho real. Ao avançar pelo trajeto, os jovens deparavam-se com uma série de estímulos para consumir e deveriam decidir entre comprar e economizar. Em cada uma das paradas obrigatórias, eles poderiam aplicar o dinheiro em imóveis ou gastá-lo em roupas, joias, carros de luxo, perfumes, celulares e notebooks. Mas teriam de chegar ao fim da trilha com dinheiro suficiente para depositar em um banco.

Esse é o tema central do quarto episódio da série Sua Escola, Nossa Escola– Educação Financeira, com exibição na segunda, dia 25/9, às 20h, na TV Escola. Inteiramente filmado na Escola Dr. Paulo Pinto Nery, o programa descreve as situações pedagógicas propostas para refletir sobre consumo consciente, planejamento financeiro, poupança e sustentabilidade.

Para a professora Neuza, é gratificante ver os alunos percebendo o dinheiro como algo realmente valioso. “Eles aprenderam a importância de procurar os descontos e de reservar economias para o futuro. E pudemos aplicar esses novos conceitos em atividades pedagógicas multidisciplinares, porque economia financeira não está relacionado somente à Matemática”.

A série Sua Escola Nossa Escola – Educação Financeira propõe uma viagem através de cinco escolas públicas brasileiras, localizadas em cinco diferentes cidades – Joinville (SC), Araguaína (TO), Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO) -, e onde experiências com projetos pedagógicos de educação financeira têm provocado reflexão sobre a importância de temas como consumo consciente, planejamento e gestão do dinheiro.

Os episódios são frutos de uma parceria da TV Escola, com a Associação de Educação Financeira do Brasil, a AEF-Brasil. Os programas são exibidos na TV Escola, em tempo real no portal tvescola.mec.gov.br e aplicativos, e estão disponíveis também no portal vidaedinheiro.gov.br e no canal do You Tube da TV Escola.

A ideia é lançar luz aos jovens sobre Educação Financeira e a importância dela em nossas vidas. Nesse contexto, os programas vão mostrar projetos já existentes e dar dicas valiosas sobre como economizar e não deixar que o dinheiro e seu uso sejam verdadeiros problemas cotidianos. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, “Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira” busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.

Se perdeu os três primeiros episódios – Joinville (SC), Macapá(AP) e Araguaína (TO) – confira no site da TV Escola, no canal do You Tube ou no site vidaedinheiro.gov.br. Depois de Manaus, Sua Escola Nossa Escola vai para Palmas, no Tocantins (programa que será exibido em 9/10).

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.

ASCOM TV Escola
Verônica Cobas
veronicacobas@roquettepinto.org.br – (21) 3282-6777
Rafael Bernardo Lima
rafaellima@roquettepinto.org.br – (21) 3282-6634

Roquette Pinto