Serviços

Home Serviços

Análise de Audiência

O trabalho de análise de audiência fornece material quantitativo e qualitativo das programações e seus públicos. A Roquette Pinto mensura e produz relatórios periódicos com dados de IBOPE, quantidade de acesso aos sites, de visualizações de vídeos e aplicativos baixados, conforme a necessidade do parceiro.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

ícone de análise de audiência
Ícone de aplicativos

Aplicativos (Android e IOS)

A Roquette Pinto desenvolve aplicativos para celulares e computadores, deixando os conteúdos disponíveis em qualquer plataforma. Os parceiros contam com programas criados especialmente para atender às suas necessidades. Conheça alguns exemplos:

TV Escola – Os aplicativos possibilitam o acesso do conteúdo do portal da TV Escola por smartphones e tablets, além de outros recursos interativos do portal. O sistema oferece um ambiente exclusivo, que íntegra todas as mídias e recursos, possibilitando melhores métricas e gestão.

TV INES – Conta com aplicativos para smartphones e tablets, permitindo que seu conteúdo audiovisual bilíngue (LIBRAS e português, falado e escrito) esteja ao alcance de todos, em qualquer local.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Distribuição pela Internet (Streaming ou VoD)

Além da distribuição via satélite para parabólicas, DTH e TVs a cabo, a Roquette Pinto oferece a seus clientes a possibilidade de transmissão em formato streaming ou vídeos sob demanda (VoD) nas mais diversas plataformas: computadores, tablets, smartphones (nos sistemas Android ou IOS).

A TV Escola, por exemplo, já está no ar, 24 horas por dia, em streaming linear e seu conteúdo ainda é disponibilizado on demand (VoD) no site oficial  http://tvescola.mec.gov.br.Também estão à disposição, nas diversas plataformas, informações sobre os programas, a grade de programação, opções de interatividade, jogos e dicas pedagógicas.

Primeira webTV para pessoas surdas no Brasil, a TV INES possui programação linear 24 horas e vídeos sob demanda (VOD). Também é disponibilizada em aplicativos para smartphones, tablets e televisões conectadas. Neste caso, as plataformas mobile ganham relevância por já estarem incorporadas na rotina dos surdos. A acessibilidade que guia seu conteúdo também é alcançada por todos.

Na distribuição multiplataforma, os conteúdos estão sempre acessíveis, de qualquer lugar, a qualquer hora, e o usuário é quem escolhe.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Ícone de Web TV
Ícone de transmissão satelital

Distribuição Satelital

A Roquette Pinto distribui o sinal das programações de seus parceiros via satélite para parabólicas, antenas DTH e TVs a cabo, oferecendo uma cobertura nacional, diariamente, 24 horas por dia.

A TV Escola é distribuída pelo satélite C2, com o alcance de 5 milhões de parabólicas, nas regiões metropolitanas e, principalmente, no interior do Brasil. O sinal também chega às TVs por assinatura, com universo de 11 milhões de assinantes Sky (DTH) e 6,8 milhões de assinantes NET (cabo).

A TV INES é distribuida pelo satélite C1, alcançando os Centros de Atendimento aos Surdos (CAS) de todo o país e interessados em ter acesso ao seu conteúdo bilíngue (LIBRAS e português) por meio de parabólicas.  Há prespectivas de ampliar ainda mais seu alcance, com a distribuição para as TVs por assinatura – cabo e DTH.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Engenharia, Operação e Produção

A Roquette Pinto está equipada com uma plataforma tecnológica de ponta para produção Full HD tapeless (fluxo digital) e oferece serviços de acessibilidade para distribuição via satélite, web e multiplataforma (dispositivos móveis e outros).

Equipes de engenharia, de operação e de produção montam e produzem programas gravados em seu estúdio e locações externas, e com possibilidade ainda de estruturar outros projetos envolvendo televisão e afins, necessários à educação e à cidadania.

Na sede, em Botafogo/RJ, há um estúdio de gravação, sete ilhas de edição, uma ilha de finalização de áudio, equipamentos de áudio e vídeo e servidores de grande porte. Enfim todos os equipamentos necessários para gravações Full HD, no sistema tapeless, possibilitando a transmissão em múltiplas plataformas.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

ícone de engenharia e operação de produção
ícone de gestão de acervos

Gestão de Acervos

O serviço de gestão de acervo permite acesso permanente e eficiente a arquivos digitais e analógicos, por meio de métodos específicos de organização, preservação e restauração. Atualmente, a Roquette Pinto atende à TV Escola e à TV INES, realizando a seleção, identificação e catalogação do conteúdo produzido, de forma integrada e permanente.

Atividades realizadas:

  • Tratamento de acervo histórico: limpeza física das mídias originais, ingestão para o servidor (digitalização), edição corretiva (restauração, correção de cor, etc.), importação dos dados de catalogação já existentes e inserção de novos metadados, quando necessário;
  • Inventário e inserção de código de barras em todos os suportes de informação;
  • Análise visual das fitas para verificação de possíveis exemplares mofados e/ou danificados;
  • Higienização, limpeza e restauração de suportes mofados, deteriorados por fungos ou umidade;
  • Digitalização de mídias BVH, U-Matic, Betacam e DVCAM;
  • Recuperação de arquivos digitalizados;
  • Seleção e arquivamento de material bruto;
  • Catalogação, identificação e gerenciamento de acervos audiovisuais, incluindo indexação e inserção de palavras-chaves.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola | Cinemateca

Gestão de Mídia e Conteúdo Digital

A Gerência de Mídias e Arquivos Digitais coordena as atividades de organização, codificação, manutenção e recuperação dos documentos audiovisuais sob responsabilidade da Roquette Pinto, zela pela sua integridade física e controle de qualidade, Ingest, transcodificação e conversão de formatos da programação dos parceiros da Roquette Pinto, além de controlar o acesso a programas e imagens de acervo para atendimento das necessidades de pesquisa de todas as áreas da organização.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola | Cinemateca

Ícone de Legenda Oculta e Tradução em Libras

Acessibilidade

A Roquette Pinto dispõe de equipe especializada e dos recursos mais modernos de tecnologia para tornar acessíveis conteúdos audiovisuais exibidos em televisão, cinema e também em espaços culturais.

Produzimos legendagem oculta para programas ao vivo e gravados utilizando o sistema de reconhecimento de voz, legenda descritiva e tradução e versão para inglês, espanhol, francês entre outras línguas. Além disso, também produzimos
audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, para conteúdos audiovisuais ao vivo e gravados, e imagens estáticas como pinturas, fotografias e esculturas.

Hoje produzimos legenda descritiva para os programas da TV INES e legenda oculta, tradução e audiodescrição para os programas da TV ESCOLA.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Mídias Sociais e Websites

A Roquette Pinto disponibiliza uma equipe para atualizar e gerir informações nas redes sociais e sites. A TV Escola e a TV INES utilizam esse serviço já imprescindível nos dias atuais, sempre divulgando suas novidades e recebendo um retorno imediato dos públicos.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Ícone de produção de conteúdo

Producão de Conteúdo

Expertise na criação e produção de conteúdo de qualidade especializado em educação, sempre com total atenção às especificidades dos parceiros. A experiência adquirida com a produção da TV Escola e da TV INES faz toda a diferença no desenvolvimento de novos conteúdos.

Algumas das produções marcaram época: a novela “João da Silva”, por exemplo, foi a primeira experiência com dramaturgia educativa numa TV pública brasileira. Em 2017, uma nova conquista: o docudrama “1817”, uma produção da TV Escola com direção da renomada cineasta Tisuka Yamazaki, contou para todo o Brasil a história da Revolução Pernambucana, um dos grandes movimentos emancipacionistas do país. E conquistou o Prêmio TAL 2018, uma das mais reconhecidas premiações audiovisuais da América Latina, na categoria Ficção.

Outras produções ganharam reconhecimento, como a série “Chico na Ilha dos Jurubebas”, premiada em 2018 com o Prêmio TAL na categoria de produção transmídia.  E a animação “Um Menino Muito Maluquinho”, que conquistou o prêmio de Melhor Programa Infantil do NHK Japan Prize em 2006 e, no ano seguinte, foi selecionada como finalista do Prêmio Emmy Award.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Roquette Pinto