Serviços

Home Serviços

Análise de Audiência

O trabalho de análise de audiência fornece material quantitativo e qualitativo das programações e seus públicos. A Roquette Pinto mensura e produz relatórios periódicos com dados de IBOPE, quantidade de acesso aos sites, de visualizações de vídeos e aplicativos baixados, conforme a necessidade do parceiro.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

ícone de análise de audiência
Ícone de aplicativos

Aplicativos (Android, IOS, Windows Phone e Smart TV Samsung)

A Roquette Pinto desenvolve aplicativos para celulares e computadores, deixando os conteúdos disponíveis em qualquer plataforma. Os parceiros contam com programas criados especialmente para atender às suas necessidades. Conheça alguns exemplos:

TV Escola – Os aplicativos possibilitam o acesso do conteúdo do portal da TV Escola por tablets, smartphones e tvs conectadas, além de outros recursos interativos do portal. O sistema oferece um ambiente exclusivo, que íntegra todas as mídias e recursos, possibilitando melhores métricas e gestão.

TV INES – Conta com aplicativos para tvs conectadas, tablets e smartphones, permitindo que seu conteúdo audiovisual bilíngue (LIBRAS e português, falado e escrito) esteja ao alcance de todos, em qualquer local.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Distribuição pela Internet (Streaming ou VoD)

Além da distribuição via satélite para parabólicas, DTH e TVs a cabo, a Roquette Pinto oferece a seus clientes a possibilidade de transmissão em formato streaming ou vídeos sob demanda (VoD) nas mais diversas plataformas: computadores, tablets, smartphones (nos sistemas Android ou IOS).

A TV Escola, por exemplo, já está no ar, 24 horas por dia, em streaming linear e seu conteúdo ainda é disponibilizado on demand (VoD) no site oficial  http://tvescola.mec.gov.br.Também estão à disposição, nas diversas plataformas, informações sobre os programas, a grade de programação, opções de interatividade, jogos e dicas pedagógicas.

Primeira webTV para pessoas surdas no Brasil, a TV INES possui programação linear 24 horas e vídeos sob demanda (VOD). Também é disponibilizada em aplicativos para smartphones, tablets e televisões conectadas. Neste caso, as plataformas mobile ganham relevância por já estarem incorporadas na rotina dos surdos. A acessibilidade que guia seu conteúdo também é alcançada por todos.

Na distribuição multiplataforma, os conteúdos estão sempre acessíveis, de qualquer lugar, a qualquer hora, e o usuário é quem escolhe.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Ícone de Web TV
Ícone de transmissão satelital

Distribuição Satelital

A Roquette Pinto distribui o sinal das programações de seus parceiros via satélite para parabólicas, antenas DTH e TVs a cabo, oferecendo uma cobertura nacional, diariamente, 24 horas por dia.

A TV Escola é distribuída pelo satélite C2, com o alcance de 5 milhões de parabólicas, nas regiões metropolitanas e, principalmente, no interior do Brasil. O sinal também chega às TVs por assinatura, com universo de 11 milhões de assinantes Sky (DTH) e 6,8 milhões de assinantes NET (cabo).

A TV INES é distribuida pelo satélite C1, alcançando os Centros de Atendimento aos Surdos (CAS) de todo o país e interessados em ter acesso ao seu conteúdo bilíngue (LIBRAS e português) por meio de parabólicas.  Há prespectivas de ampliar ainda mais seu alcance, com a distribuição para as TVs por assinatura – cabo e DTH.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Engenharia, Operação e Produção

A Roquette Pinto está equipada com uma plataforma tecnológica de ponta para produção Full HD tapeless (fluxo digital) e oferece serviços de acessibilidade para distribuição via satélite, web e multiplataforma (dispositivos móveis e outros).

Equipes de engenharia, de operação e de produção montam e produzem programas gravados em seu estúdio e locações externas, e com possibilidade ainda de estruturar outros projetos envolvendo televisão e afins, necessários à educação e à cidadania.

Na nova sede, em Botafogo/RJ, há um estúdio de gravação, sete ilhas de edição, uma ilha de finalização de áudio, equipamentos de áudio e vídeo e servidores de grande porte. Enfim todos os equipamentos necessários para gravações Full HD, no sistema tapeless, possibilitando a transmissão em múltiplas plataformas.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

ícone de engenharia e operação de produção
ícone de gestão de acervos

Gestão de Acervos

O serviço de gestão de acervo permite acesso permanente e eficiente a arquivos digitais e analógicos, por meio de métodos específicos de organização, preservação e restauração. Atualmente, a Roquette Pinto atende à TV Escola e à TV INES, realizando a seleção, identificação e catalogação do conteúdo produzido, de forma integrada e permanente.

Atividades realizadas:

  • Tratamento de acervo histórico: limpeza física das mídias originais, ingestão para o servidor (digitalização), edição corretiva (restauração, correção de cor, etc.), importação dos dados de catalogação já existentes e inserção de novos metadados, quando necessário;
  • Inventário e inserção de código de barras em todos os suportes de informação;
  • Análise visual das fitas para verificação de possíveis exemplares mofados e/ou danificados;
  • Higienização, limpeza e restauração de suportes mofados, deteriorados por fungos ou umidade;
  • Digitalização de mídias BVH, U-Matic, Betacam e DVCAM;
  • Recuperação de arquivos digitalizados;
  • Seleção e arquivamento de material bruto;
  • Catalogação, identificação e gerenciamento de acervos audiovisuais, incluindo indexação e inserção de palavras-chaves.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Gestão de Mídia e Conteúdo Digital

Todo o material produzido pela Roquette Pinto e comprado de terceiros é ingestado na Central de Mídias. Esta central interligada ao DAM – Digital Asset Management (sistema de gestão de ativos digitais), que conduz a gestão de todos os arquivos digitais, organiza e disponibiliza esses conteúdos para a área de produção, pós-produção, programação e outros setores que se beneficiam do sistema DAM.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

ícone de interatividade / ginga

Interatividade / Ginga

O Ginga é um middleware que torna interativa a TV digital. E a Roquette Pinto possui corpo de programadores especializados nas linguagens NCL e LUA, que são as utilizadas pelo Ginga, para oferta de conteúdos digitais interativos, através da radiodifusão audiovisual terrestre.

Legenda Oculta (Closed Caption) / Tradução em Libras

A Roquette Pinto dispõe de equipe especializada, e dos recursos mais modernos de tecnologia, para deixar os programas totalmente acessíveis por meio da legenda oculta (ou aberta) e da tradução em Libras com o mais alto nível de qualidade.

A tecnologia utilizada no closed caption é a de reconhecimento de voz, que otimiza a produção e garante maior confiabilidade das legendas. O serviço pode ser realizado em programas gravados e ao vivo. Atualmente, programas gravados e ao vivo da TV Brasil, TV Escola e TV Ines recebem a legendagem oculta ou aberta.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

.

Ícone de Legenda Oculta e Tradução em Libras

Mídias Sociais e Websites

A Roquette Pinto disponibiliza uma equipe para atualizar e gerir informações nas redes sociais e sites. A TV Escola e a TV INES utilizam esse serviço já imprescindível nos dias atuais, sempre divulgando suas novidades e recebendo um retorno imediato dos públicos.

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Producão de Conteúdo

Expertise na criação e produção de conteúdo de qualidade especializado em educação, sempre com total atenção às especificidades dos parceiros. A experiência adquirida com a produção da TV Escola e da TV INES faz toda a diferença no desenvolvimento de novos conteúdos.

Algumas de nossas produções marcaram época: a novela “João da Silva”, por exemplo, foi a primeira experiência com dramaturgia educativa numa TV pública brasileira. Outras ganharam reconhecimento em premiações, como a série “Um Menino Muito Maluquinho”, que conquistou o prêmio de Melhor Programa Infantil do NHK Japan Prize em 2006 e, no ano seguinte, foi selecionada como finalista do Prêmio Emmy Award).

Há também outras indicações em importantes concursos, como foi o caso de “Os Exploradores de Kuont” (finalista nas categorias Educação Infantil e Produção Interativa dos Prêmios TAL em 2014) e “Um Apólogo” (finalista em Produção Unitária dos Prêmios TAL em 2014) e “Chico na Ilha dos Jurubebas” (1º lugar, na categoria interativa – site -, do Prix Jeunesse Iberoamericano 2015).

Projetos relacionados: TV INES | TV Escola

Ícone de produção de conteúdo
Roquette Pinto