Salto para o Futuro e o fenômeno dos youtubers

Home ClippingSalto para o Futuro e o fenômeno dos youtubers

Salto para o Futuro e o fenômeno dos youtubers

A interação instantânea proporcionada pelo universo web revolucionou a comunicação e gerou fenômenos como o dos youtubers, os chamados influenciadores do século XXI. No Salto para o Futuro dessa semana (8/11), esses produtores de conteúdo que encantam crianças e jovens em todo o Brasil, gerando uma audiência relevante, são o tema em debate.

Segundo a pesquisa “Os influenciadores de 2017 – quem brilha na tela dos brasileiros, o youtuber Whindersson Nunes é a personalidade mais influente do Brasil. Encomendado pelo Google e realizado pelo Instituto Provokers, o estudo ouviu duas mil e quinhentas pessoas, entre 14 e 34 anos. Outra pesquisa, “Geração Youtube”, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, aponta que, em 2017, cinco canais entre os cem mais populares do Brasil são produzidos ou consumidos por crianças.

Com a participação das pesquisadoras Luciana Corrêa, da ESPM, e Renata Thomaz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Salto para o Futuro vai analisar os fatores que explicam o sucesso dos canais de vídeos online, a força do “fenômeno dos youtubers” e apontar as estratégias para que pais, responsáveis e educadores possam ter condições de mediar adequadamente os conteúdos acessados por crianças e adolescentes.

Salto para o Futuro é exibido às quartas, às 19h, na TV Escola. O programa é exibido também em tempo real tvesco.la/agoraonline e no canal do Youtube: http://bit.ly/2AiOfeq. Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa recebe semanalmente especialistas e personalidades, que discutem experiências bem-sucedidas e iniciativas inovadoras na área da educação, além dos assuntos que afetam a sociedade e que têm impacto no cotidiano das escolas.

Roquette Pinto