Salto para o Futuro e as viagens que a leitura pode proporcionar

Home ClippingSalto para o Futuro e as viagens que a leitura pode proporcionar

Salto para o Futuro e as viagens que a leitura pode proporcionar

Um dos desafios de pais e de educadores atualmente é formar leitores em um mundo cada vez mais digital, em que o audiovisual parece capaz de ocupar todos os espaços. Mas quem já viveu a sensação de viajar nas páginas de um livro sabe que a literatura traz desafios, descobertas e muita diversão. Essa é a proposta do Salto para o Futuro desta quarta, 10/1, às 20h, na TV Escola.

Dentre os convidados, Ana Maria Machado, uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas. Para ela, autora de mais de 100 livros e ocupante da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, casa que presidiu de 2011 a 2013, a leitura amplia a criatividade e a capacidade de sonhar. “Lembro do encantamento que experimentei com o livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Eu queria ler tudo do autor, queria morar no Sítio do Picapau Amarelo”- conta.

Ao ler, somos capazes de imaginar os personagens, criar, na nossa mente, os cenários em que as ações se passam e de sentir, como se fossem nossas, as emoções contidas – ou contadas – no livro. Essa vivência, segundo o jovem escritor Henrique Rodrigues, outro convidado do programa, é transformadora. “ O ser humano não se contenta apenas com o mundo da forma como ele está posto para todos. A gente sempre quer transcender”, explica.

Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o Salto para o Futuro desta quarta reúne dois escritores com trajetórias totalmente diferentes, que contam como foram capturados pelos livros e como hoje são capazes de fazer seus leitores viajar por diferentes universos.

O Salto para o Futuro é exibido todas quarta-feira, às 20h, na TV Escola. Assista on-line pelo portal tvescola.mec.gov.br ou no canal do Youtube.

Roquette Pinto