Salto para o Futuro debate as tecnologias assistivas e a autonomia de pessoas com deficiência visual

Home MECSalto para o Futuro debate as tecnologias assistivas e a autonomia de pessoas com deficiência visual

Salto para o Futuro debate as tecnologias assistivas e a autonomia de pessoas com deficiência visual

Tecnologias assistivas, recursos, produtos e estratégia destinados a ampliar ou garantir autonomia para pessoas com deficiência visual, principalmente, o acesso à educação. Esse é o tema central do Salto para o Futuro dessa semana, com exibição na TV Escola, na quarta, dia 21, às 19 horas.

Segundo o último censo do IBGE, são cerca de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. Apesar de não haver uma estatística consolidada sobre o número de crianças cegas ou baixa visão, o ingresso delas nas escolas regulares tem aumentado, especialmente com a ampliação do acesso às chamadas tecnologias assistivas. Além do braile, a leitura por meio de pontos em relevo, outras tecnologias e softwares auxiliam pessoas cegas a ganharem independência nas atividades cotidianas, como os leitores de tela e ampliadores de imagem. Eles são recursos periféricos, conectados ou não aos computadores, smartphones e tablets.

Neste episódio do Salto, os apresentadores Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro tem como convidados Maria da Glória de Souza Almeida e José Francisco de Souza, especialistas do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Eles apresentam algumas dessas tecnologias, como o próprio sistema Braile, e debatem como elas têm promovido a inclusão de crianças, jovens e adultos nos processos escolares.

O Salto Para o Futuro, produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES, está no ar há 25 anos e a cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades. O programa também responde perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet.

Informações para Imprensa:
ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto