Salto para o Futuro debate a prevenção da gravidez não planejada na adolescência

Home TV EscolaSalto para o Futuro debate a prevenção da gravidez não planejada na adolescência

Salto para o Futuro debate a prevenção da gravidez não planejada na adolescência

Segundo levantamento realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas, em parceria com Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social das nações que integram o Cone Sul, a gravidez não planejada na adolescência vem diminuindo nesses países.

E o Brasil integra esse grupo. A notícia é boa, mas os dados ainda preocupam e alertam para a importância do debate. Em apenas um ano foram registrados 21 mil casos de meninas grávidas com menos de 15 anos de idade. Outra pesquisa, coletada em 2016 pelo Ministério da Educação, pela Organização dos Estados Ibero-americanos e a FLACSO – a Faculdade Latino Americana de Ciências – revela que 18% das jovens brasileiras grávidas abandonam a escola.

Esses dados apontam para a necessidade de políticas educacionais voltadas para conter a evasão escolar de adolescentes e jovens relacionadas à gravidez indesejada. No Salto para o Futuro desta semana, com exibição na quarta, 27/9, os convidados são Marcos Ribeiro, consultor em educação sexual, e Regina Abramovitch Katz, pediatra do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NESA/UERJ).

Para o consultor Marcos Ribeiro, as escolas brasileiras precisam reconhecer a importância do tema dentro do universo pedagógico. “A sexualidade caminha pelos corredores das escolas, é centro das discussões no pátio, mas não está, por exemplo, no Projeto Político Pedagógico das instituições escolares”. Já para a especialista do NESA, a questão ultrapassa as fronteiras da escola. “Ainda seguimos hoje com uma série de restrições ao tema, seja pelos professores, pelos profissionais de saúde e até pelos pais desses jovens”, afirma Regina Katz.

Entrevistados por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, os convidados debatem os fatores, os impactos e as iniciativas para a prevenção da gravidez não planejada na adolescência e também outros temas que cercam esse assunto, como as infecções sexualmente transmissíveis.

ASCOM Roquette Pinto / TV Escola
Verônica Cobas
veronicacobas@roquettepinto.org.br – 21 3282-6777
Rafa Bernardo Lima
rafaellima@roquettepinto.org.br – 21 3282-6634

Roquette Pinto