Salto para o Futuro debate as políticas públicas para a diversidade

Home Sem categoriaSalto para o Futuro debate as políticas públicas para a diversidade

Salto para o Futuro debate as políticas públicas para a diversidade

Como o Estado pode atuar para que todos e todas tenham as mesmas oportunidades? Salto para o Futuro traz esse tema à discussão, tendo como convidados a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Ivana de Siqueira, e o diretor geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Marcelo Ferreira de Vasconcelos Cavalcanti.

O programa desta quarta-feira, 19/7, com exibição às 19h na TV Escola debate as políticas públicas para a diversidade e como a educação para o respeito às diferenças contribui para uma sociedade multicultural e inclusiva. O que tem sido pensado no país para que negros, mulheres, indígenas, população LGBT e pessoas com alguma deficiência tenham plena capacidade de inserção na sociedade? Qual o papel da educação quando o assunto é enfrentar a crescente onda de ódio e intolerância nas mais diversas regiões do planeta?

Para a secretária Ivana de Siqueira, políticas públicas têm que ser para todos. “Portanto, não podemos e nem devemos falar em minorias. Não existem minorias quando queremos falar e garantir direitos para todos”, afirma. Para ela, o desafio é ainda maior em um país como o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes e histórias desigualdades socioeconômicas.

“Aprender a se colocar no lugar no outro é o primeiro passo”. Quem afirma é o diretor do INES, Marcelo Cavalcanti, outro convidado do programa e que também defende a criação de programas e projetos destinados à conscientização sobre os amplos direitos de todas as pessoas.

Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro é produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES. No ar há 25 anos, em cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades. O programa também responde perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet (tvesco.la/salto2017)

ASCOM Roquette Pinto
Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto