Salto para o Futuro debate as avaliações em larga escala e as mudanças com a chegada da BNCC

Home ClippingSalto para o Futuro debate as avaliações em larga escala e as mudanças com a chegada da BNCC

Salto para o Futuro debate as avaliações em larga escala e as mudanças com a chegada da BNCC

As avaliações em larga escala oferecem um panorama da educação ofertada pelas redes de ensino. São instrumentos importantes para a formulação de políticas educacionais que possam melhorar a qualidade do que se ensina e o que se aprende nas salas de aula. Esse é o tema do programa Salto para o Futuro desta semana, com exibição na quarta, 16/7, às 19h, na TV Escola.

Com a presença da Prof. Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e da Prof. Ghisleine Trigo Silveira, coordenadora da 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Salto para o Futuro vai refletir sobre os papéis dessas avaliações – como a Avaliação Nacional da Alfabetização, a Avaliação Nacional da Educação Infantil, a Prova Brasil e o ENEM.

Para a presidente do INEP, o papel mais importante das avaliações “é criar evidências seguras que possam ser oferecidas aos gestores da educação nacional”. Já para a coordenadora da mais nova versão da Base, “muitas vezes o professor se sente refém da avaliação no sentido de que ele carreia para si qualquer culpa pelo insucesso do aluno”.

As convidadas do Salto debatem ainda as principais mudanças que poderão ocorrer com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que irá apoiar os sistemas de ensino na construção dos currículos.

Salto para o Futuro é apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro e exibido semanalmente, às quartas-feiras, às 19h. É produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES. No ar há 25 anos, em cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades. O programa também responde perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet (tvesco.la/salto2017)

Roquette Pinto