Roquette Pinto ganha Prêmio Direitos Humanos

Home TV INESRoquette Pinto ganha Prêmio Direitos Humanos

Roquette Pinto ganha Prêmio Direitos Humanos

banner-direitos-humanos

Projeto TV INES vence na categoria “Inclusão da Pessoa com Deficiência”.

A Roquette Pinto está entre os 18 vencedores da 21ª edição do Prêmio Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O projeto TV INES, inscrito na categoria “Inclusão da Pessoa com Deficiência”, sensibilizou a comissão julgadora, composta por diversas personalidades com serviços prestados em prol dos Direitos Humanos e presidida pelo secretário Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, data em que se comemoram os 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos. De acordo com os organizadores, a premiação é um importante elemento de Educação em Direitos Humanos, pela sua capacidade de colaborar para a construção de uma cultura de paz na sociedade.

Sob o lema “acessibilidade, qualidade e inovação”, a premiada TV INES integra os públicos surdo e ouvinte. Veiculada na internet desde 24 de abril de 2013, é fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Roquette Pinto. É a primeira TV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução, e com o desafio diário de produzir conteúdos audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa.

A TV INES tornou realidade a luta pelo direito de inclusão e direito de comunicação e acesso à informação de um público de quase dez milhões de espectadores, só no Brasil, formado por pessoas com dificuldade auditiva. Com o objetivo de integração, além da inclusão, o canal busca unir ouvintes e surdos em um ambiente de informação, cultura, diversão, tecnologia e muitos outros temas pertinentes e cotidianos da vida em sociedade.

Na web 24 horas por dia (em streaming e vídeo on demand), e em aplicativos para celulares, tablets e televisões conectadas à internet, a TV INES, em 2015, passou a ser distribuída via satélite para todo o Brasil, levando informação acessível, educativa e de qualidade para todos os pontos do território nacional, até mesmo os mais distantes onde não existe acesso à internet.

Por isso, parabéns aos colaboradores da Roquette Pinto e, em especial, à equipe de profissionais surdos, ouvintes e tradutores intérpretes que põem esse canal de televisão bilíngue e premiado no ar! Muitas palmas sonoras, e em Libras, para vocês, para nós!

Roquette Pinto