Roquette Pinto e TV Escola participam da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Home TV EscolaRoquette Pinto e TV Escola participam da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Roquette Pinto e TV Escola participam da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, em Brasilia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas. E é claro que a Roquette Pinto Comunicação Educativa não poderia ficar de fora desse grande evento, levando o projeto de realidade virtual da TV Escola.

A ativação de realidade virtual leva o participante para dois tours: um passeio pelos locais turísticos históricos do Rio de Janeiro e pela Quinta da Boa Vista, com imagens também de dentro do Museu Nacional. A experiência é uma jornada virtual por ambientes históricos, científicos e culturais, com duração aproximada de 8 minutos e narração de um professor de história.

“A gente está aqui como TV Escola e Roquette Pinto, mostrando o uso sério da realidade virtual para a educação e difusão de ciências, com os nossos passeios virtuais”, declarou Samuel Lange, assessor de Projetos de Inovação da Roquette Pinto, que está em Brasília para aplicar a experiência, junto da equipe de jornalismo da TV Escola cobrindo a 16ª SNCT.

No Pavilhão de Exposições também estão presentes todos os centros de pesquisa, institutos, organizações sociais, secretarias e empresas públicas ligadas ao MCTIC, ao todo são mais de 180 expositores, incluindo algumas empresas privadas convidadas. O tema escolhido para esse ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, pensando na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil.

Além da grande exposição em Brasília, que acontece até o dia 27 de outubro, todo o país conta com atividades para mobilizar a sociedade sobre assuntos científicos e tecnológicos. Como exemplo, as universidades federais do país param suas programações de aulas e provas para dar lugar a semana acadêmica, com apresentações de trabalhos e pesquisas, assim como atividades no âmbito de ciências e tecnologia.