TV INES

Home Projetos TV INES

Vídeos Relacionados

Programação totalmente acessível

A TV INES nasceu em 2013 numa parceria entre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Roquette Pinto com a proposta de disponibilizar conteúdo audiovisual acessível ao público surdo. Iniciativa pioneira no Brasil e com poucas similares no mundo, sua programação prioriza a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem acervo de palavras e gramática próprios e distintos da Língua Portuguesa. Mesmo assim, todo o conteúdo é bilíngue, com legendas e locução em português, para que a grade possa contemplar surdos e ouvintes.

Seu conteúdo exclusivo é bastante diversificado, incluindo filmes, notícias, desenhos animados, além de programas de esporte, cultura e tecnologia. Há também produções de parceiros que são adaptadas para Libras. A programação é distribuída via satélite para parabólicas, internet e aplicativo.

Além de educar, a TV INES permite aos surdos estarem de fato inteirados sobre os acontecimentos da atualidade, oferecendo acesso à cultura e às notícias. Em 2014, pela primeira vez em todo o mundo, a Copa do Mundo teve cobertura de uma emissora de televisão para surdos. Já em 2018, também de forma inédita, o desfile das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro foi disponibilizado à comunidade surda pela TV INES.

Todos os apresentadores e parte da equipe são surdos e nossa meta é capacitar e incluir mais profissionais surdos em toda a cadeia de produção da TV INES, para torná-la ainda mais representativa.

Público: Surdos e ouvintes de todas as faixas etárias.

Equipe: Mais de 50 profissionais, incluindo seis apresentadores surdos e cinco intérpretes de Libras.

Acesse a TV INES

Distribuição

  • Transmissão via Satélite
    • Parabólicas em todo o território nacional
  • Web
    • Computadores: +350 mil usuários
    • Redes Sociais: +60 mil seguidores
    • Aplicativo: +16 mil downloads

Prêmios

Roquette Pinto