Primeiro episódio de “O Futuro que Escrevo” estreia e conta desdobramentos das atividades de professores e alunos

Home Roquette PintoPrimeiro episódio de “O Futuro que Escrevo” estreia e conta desdobramentos das atividades de professores e alunos

Primeiro episódio de “O Futuro que Escrevo” estreia e conta desdobramentos das atividades de professores e alunos

Intitulado de “A opinião constrói a cidadania”, a primeira parte da segunda temporada de “O Futuro que Escrevo”, estreou no dia 2 de maio. O primeiro episódio da série, produzida pela TV Escola/Roquette Pinto e exibida na TV Escola, acompanha alunos, do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, que produziram artigos de opinião sobre os desafios que a comunidade onde moram enfrenta. Um desses jovens é a estudante Ana Karolina Amorim, de Brazlândia/DF. Em seu artigo, Ana Karolina explora a realidade violenta de sua cidade sob o aspecto do machismo e a cultura do estupro.

Ao longo do episódio, momentos dos três dias da etapa, que aconteceu em São Paulo/SP, mostram as atividades que envolviam todos os participantes. Foram palestras para professores trocarem experiências realizadas em suas escolas; Oficinas para os alunos, enriquecendo a troca cultural entre jovens de todo o país; Além de visitas e atividades em espaços da cidade. Costurada com depoimentos de formadores, professores e alunos participantes, o episódio culmina no anúncio dos finalistas.

A série

A série documental “O futuro que escrevo” estreou sua segunda temporada, no dia 2 de maio, na TV Escola. A série acompanha a viagem de jovens escritores e seus professores, vindos de diversos lugares do país, para as etapas regionais e a final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Em cada episódio, uma cidade-sede os recebe para atividades como saraus, oficinas e, claro, a premiação. Nesses encontros, eles compartilham não apenas os seus textos, mas também suas inspirações e experiências de vida.

Para quem perdeu a estreia do primeiro episódio, confira as datas e horários da reprise:

04/05: às 6h e 19h;

05/05: às 9h30 e 15h30;

06/06: às 6h;

07/05: às 8h30, 13h30 e 18h30.

E nas próximas semanas, fique ligado nos episódios inéditos:

09/05: “Crônica, meu olhar sobre o mundo” – 9h e 15h

16/05: “As memórias do meu lugar” – 9h e 15h

23/05: “Minha cidade é cheia de poesia” – 9h e 15h

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso bienal de redação, iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), movimenta milhares de pessoas entre professores, alunos e suas escolas. São alunos da rede pública de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, produzindo textos com o tema “O lugar onde vivo”, uma oportunidade para os estudantes estreitarem vínculos com a comunidade e aprofundarem o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Em sua mais recente edição, a final aconteceu em São Paulo, em dezembro de 2016, e foi o ponto alto de um evento que contou com mais de 170 mil inscrições e 39 mil escolas participantes.

ASCOM Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Assessora de Comunicação e Imprensa

veronicacobas@roquettepinto.org.br

(21) – 3282 6777

Rafael Villa – Analista de Comunicação

rafaelvilla@roquettepinto.org.br

(21) – 3282 6802

Roquette Pinto