Polêmica sobre a arte e educação são tema de debate no Salto para o Futuro

Home Salto Para o FuturoPolêmica sobre a arte e educação são tema de debate no Salto para o Futuro

Polêmica sobre a arte e educação são tema de debate no Salto para o Futuro

As acaloradas discussões geradas a partir da interação de uma criança, acompanhada pela mãe, com um artista nu, durante uma performance ocorrida em São Paulo movimentaram a sociedade brasileira nas últimas semanas. O que é arte? Quais os critérios que definem uma obra? A nudez tem lugar quando o assunto é criação artística? E há, afinal, riscos para crianças e adolescentes que participam de performances e encenações do gênero?

O tema é polêmico e chegou às escolas, gerando dúvidas entre educadores e pais. Salto para o Futuro promove o debate no programa desta quarta (18/10), às 19h, na TV Escola. Os convidados discutem essas e outras questões, várias delas sugeridas e provocadas por uma enorme participação do público através das redes sociais da TV Escola.

Participam do programa a psicopedagoga Heloisa Padilha (via internet), o professor do programa de pós-graduação em Artes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Campos, e a curadora do Museu de Arte do Rio ( MAR), Clarissa Diniz, para quem a arte é uma expressão artística em constante mutação.

“ O que era considerado arte no século XIV não é hoje. De mesma forma, o que é midiático atualmente talvez não seja no próximo século. Culturas reconhecem arte de forma diferente e esses aspectos precisam ser considerados nessa discussão”, explica Clarissa.

Salto para o Futuro, apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, é exibido todas as quartas, às 19h, na TV Escola, e em tempo real no portal tvescola.mec.gov.br

Roquette Pinto