O que sonhamos para os nossos jovens?

Home Sem categoriaO que sonhamos para os nossos jovens?

O que sonhamos para os nossos jovens?

O Salto Para O Futuro discute as perspectivas e angústias que afligem os jovens brasileiros

Quem são os jovens brasileiros? Quais são os seus sonhos? O que pensam sobre a escola? Como a sociedade brasileira encara a juventude? E que oportunidades têm criado para que a população entre os 15 e os 29 anos tenha condições de vivenciar plenamente a cidadania? Estas são algumas das questões discutidas nesta edição do Salto para o Futuro, inspirada pelo recém-lançado documentário Nunca me sonharam, dirigido pelo cineasta Cacau Rhoden.

O longa relata a situação de jovens que vivem a realidade da rede pública brasileira de ensino, que corresponde a 85% de toda educação escolar. O diretor Cacau Rhoden aborda também problemas históricos da educação, debatendo sobre a valorização de vozes carregadas de pensamentos, e não apenas de denúncias, como forma de discutir sobre desigualdades.

Além do próprio Cacau, participa também do debate Daniel Calarco, Conselheiro Nacional da Juventude e Presidente do Observatório Internacional da Juventude. “É comum esperar que o jovem não tenha fala e que ele fique muito feliz com isso. Como se o fato dele não ter graduação o impedisse de falar sobre qualquer tema. Mas nós estamos querendo falar. Esse é o nosso desafio diário. Não é um diploma que vai me permitir entender como é morar numa favela e estudar numa escola pública. Eu sei como é isso”, relata Daniel sobre sua experiência de vida.

Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto Para o Futuro é produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES. Está no ar há 25 anos e a cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades. Para participar do programa basta ficar ligado nas redes sociais da TV Escola (facebook e twitter), enviando perguntas sobre o tema.

Amanhã tem #SaltoParaOFuturo novo na #TVEscola, às 19h. O que sonhamos para os nossos jovens? Não perca!!!