Nova série da TV Escola mostra experiências de educação financeira em escolas públicas

Home MECNova série da TV Escola mostra experiências de educação financeira em escolas públicas

Nova série da TV Escola mostra experiências de educação financeira em escolas públicas

Uma viagem através de cinco escolas públicas brasileiras, localizadas em cinco diferentes cidades – Joinville (SC), Araguaína (TO), Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO) -, e onde experiências com projetos pedagógicos de educação financeira têm provocado reflexão sobre a importância de temas como consumo consciente, planejamento e gestão do dinheiro.

Assim é a nova temporada de Sua Escola, Nossa Escola, desta vez com o tema central da Educação Financeira, que estreia na TV Escola, no dia 4 de setembro, às 20 horas.

O primeiro episódio tem como locação a cidade de Joinville, em Santa Catarina. Na Escola Municipal Eladir Skibinski, localizada no bairro Aventureiro, alunos trabalham conceitos básicos de planejamento financeiro através de atividade lúdicas baseadas na principal fonte de renda da comunidade: o lixo reciclável. Entre as atividades, a criação de uma ateliê de reciclagem, uma feira de troca de objetos usados e a simulação de um mercadinho real. No primeiro episódio de Sua Escola, Nossa Escola, a coordenação pedagógica da escola catarinense incentiva também a poupança entre os alunos por meio de cofrinhos cujo dinheiro arrecado é utilizado para ações decididas em comunidade.

A série foi totalmente gravada nas escolas, através entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto. As edições inéditas do programa são frutos de uma parceria da Roquette Pinto Comunicação, através da TV Escola, com a Associação de Educação Financeira do Brasil, a AEF-Brasil. Os programas serão exibidos na TV Escola, em tempo real no portal tvescola.mec.gov.br e aplicativos, e estarão disponíveis também no portal vidaedinheiro.gov.br e no canal do You Tube da TV Escola.

A ideia é lançar luz aos jovens sobre Educação Financeira e a importância dela em nossas vidas. Nesse contexto, os programas vão mostrar projetos já existentes e dar dicas valiosas sobre como economizar e não deixar que o dinheiro e seu uso sejam verdadeiros problemas cotidianos. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, “Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira” busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.

O primeiro episódio é Joinville. Nas quatro segundas-feiras seguintes, sempre às 20h, os outros quatro episódios: Macapá – dia 11/9; Araguaína – 18/9; Manaus – 25/9; Palmas – 9/10.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.

Roquette Pinto