No Dia do Orgulho LGBT, Salto para o Futuro debate o papel da escola no combate à homofobia

Home Sem categoriaNo Dia do Orgulho LGBT, Salto para o Futuro debate o papel da escola no combate à homofobia

No Dia do Orgulho LGBT, Salto para o Futuro debate o papel da escola no combate à homofobia

No Brasil, cidadãos LGBT, homens e mulheres, são assassinadas a cada 25 horas. Também somos o país que mais mata travestis e transexuais em todo o planeta. De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Estudantes LGBT e Ambiente Escolar, 73% dos estudantes identificados como lésbicas, gays, bissexuais ou transexuais revelaram já ter sofrido alguma agressão verbal, na escola, por conta da orientação sexual.

Esses dados nos levam a uma reflexão: como a educação pode contribuir na luta contra a intolerância, o preconceito e a violência? Este é o mote do Salto para o Futuro desta quarta, 28/6, às 19h, na TV Escola. No Dia Internacional do Orgulho Gay, o programa traz para debate um tema essencial para a promoção da cultura da defesa dos direitos humanos: o papel da escola no combate à homofobia.

Como destaca Carlos Tufvesson, estilista, ativista dos direitos da população LGBT e um dos convidados do Salto, “o índice de suicídios de adolescentes homossexuais é três vezes superior ao de adolescentes heterossexuais”. Para ele, instituições de ensino podem agir na luta contra a intolerância, o preconceito e a violência que afetam os grupos LGBT.

Para Victor de Wolf, secretário-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), também presente ao programa, não é difícil abordar o tema do homossexualismo na sala de aula. “É tabu, simplesmente. Podemos e devemos fazer”.

Apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto Para o Futuro é produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES. No ar há 25 anos, em cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades. O programa também responde perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet (tvesco.la/salto2017)

Informações para Imprensa:

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777

Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto