No Dia da Educação, diretores da Roquette Pinto destacam a importância da comunicação educativa

Home Roquette PintoNo Dia da Educação, diretores da Roquette Pinto destacam a importância da comunicação educativa

No Dia da Educação, diretores da Roquette Pinto destacam a importância da comunicação educativa

Incentivar a frequência escolar e hábitos de leitura, promover a melhoria da qualidade da educação e a democratização da cultura e da educação acessíveis, formar educadores e explorar novas tecnologias e estratégias de comunicação são missões que a Roquette Pinto Comunicação Educativa executa cotidianamente.

Celebrar o 28 de abril, o Dia da Educação, é uma oportunidade de lembrar que educar é construção contínua e em permanente evolução. Com esse pensamento, há mais de 90 anos e inspirados pelos ideais de Edgard Roquette-Pinto, a organização – através de seus produtos TV Escola e TV INES – realiza projetos em múltiplas plataformas para dar continuidade ao ideal de  Edgar: comunicar para educar.

Para Fernando Veloso, Diretor Geral da Roquette Pinto Comunicação Educativa, o trabalho da organização não se encerra na programação que vai ao ar: “A TV Escola e a TV INES são ferramentas para o avanço da educação, que é o único caminho real de transformação e inclusão social. O papel que as TV´s exercem, como ferramentas para os educadores, é de extrema relevância para a educação do país.”

A data de 28 de abril faz referência ao encontro de representantes de 180 países, inclusive o Brasil, que participaram do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento intitulado Declaração de Dakar, Educação para Todos – 2000, com foco no desenvolvimento humano no plano individual e coletivo. De acordo com o documento, “ toda criança, jovem e adulto têm o direito humano de beneficiar-se de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo (…). A educação, enquanto um direito humano fundamental é a chave para (…) alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias”.

 

TV ESCOLA e TV INES

Os dois projetos televisivos geridos pela Roquette Pinto são provas de que canais públicos educativos podem criar conteúdo de qualidade. A TV Escola, há mais de 20 anos no ar, evoluiu ao longo do tempo. No início, funcionava como uma distribuidora de equipamento de recepção, gravação e exibição de conteúdo educativo para a rede pública de ensino. Hoje, além da transmissão 24 horas por dia na TV, disponibiliza seu conteúdo via streaming e on demand. Já a TV INES, a primeira webtv inteiramente bilíngue e voltada para a comunidade surda, comemorou o quarto aniversário no último dia 24. A TV acessível a todos também disponibiliza seu conteúdo on line e com apresentadores surdos, intérpretes de Libras, locução e legenda em português.

 

À frente do conteúdo educativo dos projetos da Roquette Pinto, Regina de Assis, Diretora de Educação, Comunicação e Cultura, afirma que “educar é constituir conhecimentos e valores e a TV Escola é imprescindível nessa situação. Talvez nunca se tenha dito tanto que a educação é tão importante e que faz tanta falta. Pois está na hora de todos nós nos unirmos e, juntos com a TV Escola e a Roquette Pinto, levarmos adiante planos muito importantes que o MEC vem desenvolvendo como políticas educacionais. Um exemplo disso é a Base Nacional Comum Curricular.”

A Base Nacional Comum Curricular

Fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

Informações para a imprensa:

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Veronica Cobas – Assessora de Comunicação

veronicacobas@roquettepinto.org.br

(21) 3282-6777 – (21) 99315-7972

Rafael Villa – Analista de Comunicação

rafaelvilla@roquettepinto.org.br

(21) 3282-6802

Roquette Pinto