Mulheres negras na tecnologia, enigmas e o fundador do site Estante Virtual

Home Hora do EnemMulheres negras na tecnologia, enigmas e o fundador do site Estante Virtual

Mulheres negras na tecnologia, enigmas e o fundador do site Estante Virtual

Semana 8 do Hora do Enem

10 é o número de mulheres negras que a Politécnica da USP formou em 120 anos. Pretalab é uma iniciativa que acredita no protagonismo das meninas e mulheres negras nos campos da inovação e tecnologia como forma de reduzir as desigualdades sociais no Brasil. Ana Carolina da Hora, estudante de Ciência da Computação, é voluntária do PretaLab e está no programa de segunda, 31/8, no Hora do Enem, estimulando as meninas negras que querem trabalhar na área. Além de Matemática e Suas Tecnologias, a semana 8 do HDE traz Land Vieira conversando com o arqueólogo Pedro von Seehausen, que explica como a tecnologia ajudar a compreender os enigmas da História.

E ainda tem um papo com André Garcia, fundador do site Estante Virtual, uma nova entrevista com os Spacetroopers, estudantes brasileiros que conseguiram ter um projeto selecionado pela Nasa e um programa super completo sobre as cinco competências que mensuram os resultados na Redação do Enem 2017.

Confira a semana de 31/7 a 4/8 do Hora do Enem:

Segunda, 31/7

Aprenda sobre geometria plana com os Professores Cleber Neto e Sandro Davyson. E confira um papo com a estudante de Ciência da Computação Ana Carolina da Hora. Voluntária do projeto PretaLab, que reúne mulheres negras que trabalham com tecnologia, ela fala sobre a importância da representatividade como estímulo para meninas negras que querem trabalhar na área.

Terça, 1/8

Sabe todas aquelas pirâmides, hieróglifos e deuses com caras de animais que a gente vê nos filmes e séries? Eles fazem parte do dia a dia do arqueólogo brasileiro Pedro von Seehausen! Ele explica como a tecnologia ajuda a explorar os enigmas do passado. Aprenda também sobre o Estado Novo com os professores Lucas Cabral e Marcelo Tavares.

Quarta, 2/8

Para deixar os candidatos do ENEM mais tranquilos para a prova de Língua Portuguesa, as professoras Marilucia Corel e Mara Lúcia Gazzola revisam duas questões sobre gramática. E tem também um papo com André Garcia, fundador do site Estante Virtual. Ele conta como a dificuldade para encontrar um livro rendeu a ideia de criar esse que é hoje o portal brasileiro de comércio eletrônico com o maior acervo de sebos e livreiros do Brasil.

Quinta, 3/8

Reveja com os Professores José Sampaio e Fábio Vidal uma questão do ENEM 2014 sobre circuitos elétricos. Confira ainda uma entrevista com os Spacetroopers, um grupo de estudantes do Ensino Médio que teve seu projeto selecionado pela Nasa. Eles voltam ao programa para contar tudo sobre a competição, falam dos desafios, da repercussão e dos prêmios que ganharam.

Sexta, 4/8

As cinco competências que norteiam a correção da Redação do ENEM são o tema desse programa com a professora Dayana Mendes.

O Hora do Enem, exibido pela TV Escola, gerido pelo Ministério da Educação e produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa, estreou em 22 de maio. Os episódios inéditos são

exibidos diariamente às 7h, com reapresentações às 13h e 18h, além da transmissão via web pelo portal www.tvescola.mec. org. br, pelo aplicativo e no canal no You Tube ( youtube.com/tvescola). O programa também é exibido diariamente, às 13h, no Canal Futura, e em 40 emissoras em todo o Brasil.

Apresentado por Land Vieira e com direção de Renato de Paula, Hora do Enem é um programa que aborda o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio de um jeito descontraído, para apoiar estudantes que querem aprofundar seus estudos e tirar dúvidas. Para isso, cada episódio conta com resoluções, participações de professores e entrevistas organizadas por áreas de conhecimento (segundo as matrizes de referência descritas pelo Enem) e mais a Redação.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br

Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br

Roquette Pinto