Ministério Público Federal do Rio de Janeiro visita a TV INES

Home TV INESMinistério Público Federal do Rio de Janeiro visita a TV INES

Ministério Público Federal do Rio de Janeiro visita a TV INES

A TV INES recebeu a visita de representantes do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira, 24. Com o objetivo de produzir uma reportagem com base no dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, a assessoria de comunicação do MPF conversou com Roberta Schiaffino, editora da TV INES, e os apresentadores Aulio Ribeiro e Heveraldo Ferreira.

Assessor chefe da assessoria de comunicação do MPF, Marcelo del Negri esteve presente na visita e procurou saber mais sobre o histórico da TV INES, a primeira emissora de TV brasileira com programas desenvolvidos para surdos, os projetos que a TV realiza e como é a integração da equipe de surdos e ouvintes.

Durante a entrevista, Roberta Savedra contou um pouco sobre as dificuldades que enfrentou ao entrar para o meio da mídia televisa, sendo uma surda oralizada. Os apresentadores Aulio Nóbrega e Heveraldo Ferreira participaram da entrevista e dividiram suas experiências de trabalho na TV INES. Heveraldo contou parte do início da sua trajetória evidenciando as dificuldades com o contato que precisou ter com a estrutura do jornalismo:

“Quando eu vim pra cá, como surdo, tendo cultura surda, identidade surda, eu sabia com quem eu iria trabalhar, e aqui eu iria trabalhar com um mídia diferente, os roteiros são em português. Então pra mim foi um grande desafio, eu sou professor eu sei a estrutura de Libras, e aqui se usava uma linguagem mais acadêmica, que não é a cultura surda… eu sentava junto com os tradutores e interpretes e eles me ajudavam a entender, porque pra mim é um grande desafio a língua portuguesa. ”

Segundo Marcelo, além de colher dados para a reportagem, a ideia também é ampliar a parceria entre o MPF e a TV INES para projetos futuros.