“Minha cidade é cheia de poesia”. Quarto episódio da série O Futuro que Escrevo” estreia na TV Escola

Home Sem categoria“Minha cidade é cheia de poesia”. Quarto episódio da série O Futuro que Escrevo” estreia na TV Escola

“Minha cidade é cheia de poesia”. Quarto episódio da série O Futuro que Escrevo” estreia na TV Escola

“Minha cidade é cheia de poesia” é o título do quarto episódio da série “O Futuro que Escrevo”, produzida pela TV Escola/MEC, com exibição nesta terça, 23 de maio, às 9h. A série acompanha alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, que produziram poesias sobre situações rotineiras de seu cotidiano, dentro do conceito temático de “O lugar onde vivo”. Um desses jovens é o estudante Antônio Bruno Souza Gomes, de Fortaleza – CE. Orientado por seu professor, José Gilson Lopes Franco, o jovem relata o prazer em escrever e o processo de aprendizado com o gênero literário da poesia.

Ao longo do episódio, estudantes de outras cidades brasileiras que participaram da Olimpíada da Língua Portuguesa, contam suas experiências no desenvolvimento dos poemas, sempre acompanhados de seus professores e usando como apoio o material criado para o concurso promovido pelo Ministério de Educação e Fundação Itaú Social.

A série

A série documental “O futuro que escrevo” acompanha a viagem de jovens escritores e seus professores, vindos de diversos lugares do país, para as etapas regionais e a final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Em cada episódio, uma cidade-sede os recebe para atividades como saraus, oficinas e, claro, a premiação. Nesses encontros, eles compartilham não apenas os seus textos, mas também suas inspirações e experiências de vida.

Para quem perdeu a estreia do primeiro episódio, que aconteceu no dia 2 de maio, e quer conferir os quatro primeiros episódios, é só ficar ligado na TV Escola: Episódios inéditos todas as terças, às 9h Reprises: Terças – 15h e 19h30 Quintas – 6h e 19h Sextas – 9h30 Sábados – 6h Domingos – 8h30, 13h30 e 18h30 Próximo e último episódio: 30/5 – “Meu olhar sobre o mundo”

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso bienal de redação, iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), movimenta milhares de pessoas entre professores, alunos e suas escolas. São alunos da rede pública de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, produzindo textos com o tema “O lugar onde vivo”, uma oportunidade para os estudantes estreitarem vínculos com a comunidade e aprofundarem o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Em sua mais recente edição, a final aconteceu em São Paulo, em dezembro de 2016, e foi o ponto alto de um evento que contou com mais de 170 mil inscrições e 39 mil escolas participantes.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br – (21)3282-6777

Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br – (21)3282-6634

Roquette Pinto