Matemática básica, um professor campeão e geografia descolonial

Home Hora do EnemMatemática básica, um professor campeão e geografia descolonial

Matemática básica, um professor campeão e geografia descolonial

Tudo isso e muito mais no Hora do Enem desta semana

Defensor do uso dos jogos nas aulas de Matemática, o Prof. Luiz Felipe Lins conseguiu fazer da instituição onde trabalha, a escola municipal Francis Hime, no bairro de Curicica, no Rio de Janeiro, uma das mais premiadas em olímpiadas de Matemática. Para ele, que transforma crianças carentes em campeões nas competições, a aplicação prática das aulas, com o uso dos jogos, faz com que o aprendizado fique mais fácil e o estigma de “matéria difícil” da Matemática se desconstrua. Ele é o convidado do programa desta segunda, 4 de setembro, do Hora do Enem, às 7h, 13h e 18h, na TV Escola. E a qualquer momento no portal tvescola.mec.gov.br , nos aplicativos e no canal do You Tube.

Mas a semana do Hora do Enem reserva mais surpresas e muitas questões de exames anteriores debatidas por especialistas. Por exemplo, você já ouviu falar de Geografia Descolonial? Pois, acredite, seus conceitos estão presentes em todos os exames do Enem. Tem entrevista de Land Vieira com Guti Fraga, criador do grupo Nós no Morro e também com o Prof. Ivys Urquisa, do canal Física Total. Confira o que vai rolar no Hora do Enem desta semana

Segunda, 4 de setembro – Matemática básica e um professor campeão

Aprenda mais sobre Matemática básica com os Professores Eduardo Correa e Hugo Leonardo. Confira também um papo com o Professor Luiz Felipe Lins, que conseguiu fazer da escola em que trabalha uma das mais premiadas em olimpíadas de Matemática.

Terça, 5 de setembro – Imperialismo e Geografia Descolonial

Já ouviu falar de Geografia Descolonial? O Professor Denilson Oliveira explica como a herança do período colonial está presente em nossa cultura até hoje, influenciando até a forma como aprendemos na escola. Já os Professores Gilson Rebouças e Rodrigo Passos revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM 2016 sobre Imperialismo.

Quarta, 6 de setembro – Cubismo e Nós do Morro

Para deixar os candidatos do ENEM mais tranquilos para a prova de Geografia, os Professores Wilson Cardoso e Rodrigo Retka revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM 2016 sobre Cubismo. Veja também uma entrevista com Guti Fraga, diretor do Grupo Nós do Morro. Ele conta sobre a trajetória da companhia teatral criada há mais de trinta anos na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e fala sobre sua paixão pela arte.

Quinta, 7 de setembro – Ondulatória e um embaixador do YouTube EDU

Reveja com os Professores Vitor Cossich e Carlos Plaça uma questão da primeira aplicação do ENEM 2016 sobre ondulatória. Confira, ainda, um papo com Ivys Urquiza, do canal online Física Total. Ele conta como se tornou embaixador do YouTube Edu no Brasil e prova que a Física também pode ser divertida.

Sexta, 8 de setembro – Especial Coesão e Coerência

Para te ajudar a mandar muito bem na Redação do ENEM, o Professor Raphael Torres tira todas as suas dúvidas sobre coesão e coerência na construção de um texto.

ASCOM Roquette Pinto

Roquette Pinto