Mais uma conquista da Roquette Pinto: TV Escola com sinal digital e aberto

Home TV EscolaMais uma conquista da Roquette Pinto: TV Escola com sinal digital e aberto

Mais uma conquista da Roquette Pinto: TV Escola com sinal digital e aberto

 banner_intranet_tv_escola_Digital

Em fase experimental desde o dia 02, o lançamento oficial do canal aberto será nesta quarta.

Começamos com o rádio. Depois o cinema. Passamos a transmitir via satélite e por todas as operadoras a cabo do país. E neste ano, mais uma conquista: a transmissão digital, aberta e interativa, da TV Escola. E Brasília é a primeira cidade a receber o sinal, no canal 2.3, numa das quatro faixas do canal 2 multiprogramado (as outras três faixas transmitem a TV Brasil, a NBR e o Canal Saúde). Em fase experimental desde dois de dezembro, o lançamento oficial ocorrerá nesta quarta, dia 09.

Segundo a assessora da Diretoria de Conteúdos Educacionais e Relações Institucionais da Roquette Pinto, Indira Amaral, estes novos ventos vão trazer algumas mudanças para a grade de programação da TV Escola: “esta janela de transmissão que se abre vai exigir que a TV Escola esteja alinhada ao Código Brasileiro de Radiodifusão ‘Aberta’, no que diz respeito a preceitos como percentual recomendado de conteúdo noticioso e cumprimento de horário eleitoral, por exemplo”.

Apesar de já existirem no mercado brasileiro 45 milhões de aparelhos de TV com receptor digital, ainda há um longo caminho a percorrer para que a TV Digital se torne realidade nacional. Depois de Brasília, a meta é estender a digitalização para as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Brasil, a primeira pesquisa de atingimento do sinal ocorreu em Goiás, na cidade de Rio Verde, onde foram distribuídas as caixas (conversores ou set-up boxes). Lá, segundo a normatização, o sinal analógico só poderá ser desligado (switch off) quando 93% das residências estiverem aptas a acessar a nova tecnologia.

A TV Digital vem transformar a forma como a informação e o entretenimento chegam à casa do telespectador. E nós da Roquette Pinto fazemos parte da história da comunicação desse país, há mais de 90 anos. Parabéns a todos! #somosaRoquettePinto

Roquette Pinto