Jovens entre 18 e 24 anos estão entre os maiores leitores do país

Home Sem categoriaJovens entre 18 e 24 anos estão entre os maiores leitores do país

Jovens entre 18 e 24 anos estão entre os maiores leitores do país

TV Escola debate o tema, às 19h, no Salto para o Futuro

Alguns dizem que os jovens leem pouco e a que a leitura deles se concentra em textos online pelo celular ou pelo computador. Mas o estudo Retratos da Leitura no Brasil realizado em 2016 pelo IBOPE em parceria com o Instituto Pró-Livro trouxe uma boa notícia quando o assunto é o livro físico. 67% do público leitor no Brasil tem entre 18 e 24 anos. Sim, são eles, os jovens, os maiores leitores do país.

A pesquisa revelou outros dados importantes: os adolescentes entre 11 e 13 anos estão entre os que mais leem por prazer, sem nenhuma obrigação escolar ou profissional. Com a certeza de que esse índice pode ser ainda melhor, o Salto para o Futuro desta semana, com exibição hoje, 14/6, na TV Escola, às 19h, debate como a escola pode contribuir nesse processo de ampliação do público leitor no Brasil

Comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro tem como convidados o escritor Raphael Montes, um dos mais elogiados autores da nova geração, e a professora Aira Martins, com grande experiência em projetos de leitura como parte dos objetivos pedagógicos das escolas. Eles debatem o papel da escola na formação de novos leitores e se vale a pena obrigar os estudantes a lerem.

Para Raphael Montes, autor de títulos de literatura policial e suspense, alguns deles adaptados para o cinema, a leitura obrigatória nem sempre é o melhor caminho. “O professor virar e falar “olha, você tem que ler isso, e é uma história romântica quando você está em um momento mais introspectivo, não funciona”.

Já para a professora Aira Martins, provas e testes baseados na leitura de livros clássicos podem ser uma boa metodologia. É tudo apenas uma questão de criatividade e da aproximação do discurso à linguagem dos estudantes. “O professor deve apresentar os livros, inclusive as obras consideradas clássicas e que, inegavelmente, têm valor. Mas pode fazê-lo de forma prazerosa. É possível fazer isso”, explica.

Salto para o Futuro é exibido pela TV Escola toda quarta-feira, às 19h. O programa discute com os convidados temas relacionados ao universo da educação, dos sabores, dos professores e alunos, e também responde a perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet. Produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES, Salto para o Futuro está no ar há 25 anos

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Verônica Cobas – Assessora de Comunicação
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto