Quem Somos

Home Institucional Quem Somos

Quem Somos

ROQUETTE PINTO - Pioneira em comunicação para educar

Há mais de 90 anos, a Roquette Pinto trabalha pela melhoria da educação no Brasil. Nossa equipe de educadores e profissionais de comunicação vêm, continuamente, utilizando o que há de mais atual em tecnologia a fim de produzir conteúdos de qualidade e acessíveis a todos. “Comunicar para educar” tem sido a nossa missão durante todos esses anos.

Nossas instalações dispõem de toda infraestrutura para a produção de programas em alta definição (FHD), com distribuição satelital e em múltiplas plataformas (TV, computador, tablet, smartphone e smart TV) por streaming, vídeos sob demanda (VoD) entre outros serviços que reúnem tecnologia de ponta, acessibilidade e conteúdos educativos.

A Roquette Pinto acredita que educação é para todos. Por isso, temos o compromisso de tornar programas audiovisuais (gravados e ao vivo) totalmente acessíveis, seja por meio de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legenda aberta (ou oculta) para surdos ou por meio de projetos com audiodescrição para cegos.

Programação de qualidade. Educação ao alcance de todos. Tecnologia, acessibilidade, inclusão para valer! Ideias para acessar e compartilhar a qualquer momento e em qualquer lugar!

Muito prazer, SOMOS A ROQUETTE PINTO!

Francisco Câmpera
Diretor Geral

Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem pós-graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e extensão em Política e Economia Internacional na Coreia do Sul.

Atuou como repórter, editor, apresentador e comentarista na Band, Globo, TVE ( atual TV Brasil), Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Época, Rádios Tupi Rio e Super Rádio em São Paulo. No exterior, prestou serviços para a BBC, TV Record, Estado de São Paulo e Voz da Rússia.

Em assessorias de comunicação, sua vasta experiência inclui atuação na Telefônica, Secretaria-Geral da Presidência da República, Presidência da Câmara dos Deputados, Petrobras, direção de Comunicação da Câmara Distrital de Brasília e do Ministério das Comunicações, e também como assessor do então Deputado Federal Walter Feldman. Participou de projetos de startups e de criação de emissoras de rádio e TV.

Eduardo Melo
Diretor Geral Adjunto

É Pós-graduado em Administração de Sistemas pela Marinha do Brasil-CIAW, Especialista em Liderança e MBA em Estado Maior também pela Marinha do Brasil-EGN e Graduação em Ciências Navais com especialização em Administração pela Escola Naval.

Sua sólida experiência em gestão de liderança foi construída na área educativa e empresarial, atuando como Diretor Nacional da Mission Network (EUA, México e Brasil), na formação e capacitação teórica e prática de lideranças; Diretor Geral da Everest Internacional School (Brasil), ampliou em 35% o número de alunos e implantando uma nova sede para Educação Infantil; Diretor Presidente do Instituto de Biopolítica Zenith e Membro do Observatório Interamericano de Biopolítica, atual ministrando palestras sobre bioética e biopolítica no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa do Paraná, Câmara Municipal de São Paulo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Ceará, entre outras, além de ter atuado em cargos de Gestão Estratégica das divisões de Administração, Abastecimento, Logística e Obras Civis da Marinha do Brasil ao longo de sua carreira. Foi instrutor do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, na Força Aeronaval da Marinha. Empresário, foi Sócio da Faculdade Inspirar Brasília.

Cacá de Souza
Diretor de Programação e Produção

Formação em Criação e Produção pela Academia Brasileira de Vídeo (SP). Especialização em Roteiro e Cinema “École de Cinema de Paris-França” e Roteiro I, II e III também pela Academia Brasileira de Vídeo (SP).

Com vasta experiência em telejornalismo no âmbito nacional e internacional (Brasil, EUA e países da Ásia), atuou como Diretor de Jornalismo, Repórter, Repórter Especial de Rede, Editor, Redator, Roteirista e Assessor de Imprensa na TV GLOBO, TV BANDEIRANTES, TV MANCHETE, SBT e ELETRONORTE, implantando e dirigindo o Departamento de Jornalismo, realizando roteiros, produções, reportagens e diversos documentários. Podemos destacar sua atuação como Diretor e Repórter no GLOBO ECOLOGIA/TV GLOBO, os prêmios recebidos de Melhor Vídeo da 3ª Mostra Nacional de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Medalha do Mérito Rondon da Sociedade Amigos de Rondon/Cuiabá, o Troféu Arara Azul, além de suas principais publicações sobre Cândido Rondon, sendo 4 produzidas em Vídeo: PROJETO RONDON NAS ESCOLAS; RONDON e a CARTOGRAFIA; José Garcia Neto “O Filme”; ROOSEVELT – RONDON “A Expedição” (totalmente produzido nos EUA) e Roosevelt and Rondon in Doubt River.

André Vasconcelos
Diretor Financeiro

Tem MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e MBA com título de Especialista em Marketing pela Universidade de Fortaleza. Possui duas Certificações Internacionais em Liderança de Projetos e Gestão de Mudanças Organizacionais pelo Institute HCMBOK. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza.

Sua ampla experiência financeira se consolidou nos segmentos de Construção Civil e Industrial, atuando em cargos estratégicos e de liderança na gestão de contratos, projetos, empreendimentos, elaboração de propostas comerciais e orçamentos para licitações e suas documentações, além de realização do planejamento e controle financeiro orçado vs. realizado, acompanhamento físico e financeiro de contratos, projetos e investimentos de grande, médio e pequeno porte em empresas pública e privada como PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS; PETROBRAS S/A; JPTE ENGENHARIA; JCH PROJETOS E OBRAS; DORSA IND. E COM.; ONG SOCIEDADE PROVIDÊNCIA; T&A CONSTRUÇÕES; SUPERMIX CONCRETO; ALCAN ALUMÍNIO DO BRASIL e ALUSUD ENGENHARIA.

Regina de Assis
Diretora de Educação, Comunicação e Cultura

Professora Mestra em Estudos Avançados em Educação pela Universidade de Harvard, Doutura em Currículo e Ensino pela Universidade de Columbia. Graduada em Pedagogia pela UNB e UniCEUB e Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Com vasta experiência em educação e comunicação televisa, já atuou como Secretária Nacional da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, SASE do Ministério da Educação; Diretora Presidente licenciada da Firma Regina de Assis , Consultoria em Educação e Mídia desde 1998 até o presente, atuando junto a Órgãos de Governo, Empresas e Organizações Sociais; Criadora, Fundadora (em 1993 ) e Presidente da MULTIRIO, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, de janeiro de 2001 até dezembro de 2008; Fundadora e Diretora do RIO/MÍDIA, Centro Internacional de Referência em Mídiapara Crianças e Adolescentes, de 2004 a 2008.

Caio Leboutte
Diretor de Tecnologias, Operações e Inovação

Doutorando em Educação, Gestão e Difusão de Ciências na UFRJ. Mestre em Economia pela UnB; MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias pela UFF; Graduado e Pós-graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Foi bolsista da JICA – Japan International Cooperation Agency, em dois cursos promovidos pela NHK, realizados no Japão, na área de TV Digital.

Atua como Diretor Executivo da Roquette Pinto desde 2009, passando pelas Diretorias de Administração e Finanças; Tecnologia; de Negócios e Inovação; e de Tecnologia, Operações e Inovação – cargo que ocupa atualmente.

Possui vinculo efetivo – provimento através de concurso público – com a UnB. Anteriormente, foi funcionário efetivo em outros dois cargos públicos, passando pelas esferas governamentais federal, estadual e municipal. Nestes locais, sempre exerceu funções ligadas à gestão orçamentária e financeira.

Cristina Carvalho
Diretora de Administração

Formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Pós-graduação em Gestão Estratégica de Finanças pela COPEAD/UFMG, Certificação em Scrum Product Owner pela Scrum Alliance e em Gamification pela Wharton School.

Economista com forte vivência em planejamento empresarial e de marketing, inteligência de mercado, controladoria e inovação digital, exerceu cargos estratégicos e de liderança nas empresas OI S/A, BRASIL TELECOM, TELEMIG CELULAR e PEPSICO. Atuou na gestão de projetos, coordenação de grupos de trabalho interdisciplinares e suporte aos COOs quanto às ações táticas e estratégicas para incremento de receita, redução de custos de produtos e serviços e melhoria na satisfação do cliente. Sua atuação inclui desde estudos de tendências de mercado e inteligência competitiva até avaliações de investimentos e de retorno de projetos de curto a longo prazo.

Roquette Pinto