História

História

Roquette Pinto. Comunicar para educar!

Nossa história começa nos românticos anos vinte. Um ano depois da Semana de Arte Moderna, era inaugurada a primeira rádio (educativa) do Brasil: A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. À frente do projeto, o visionário Edgard Roquette-Pinto.

Com a rádio educativa no Brasil, o público tinha acesso, pela primeira vez, a diversos conteúdos a distância. As cartas dos ouvintes, por exemplo, eram a forma de interação da época. Uma rádio com programação infantil, aulas de inglês, francês, química e até de ginástica.

Em 1936, Roquette-Pinto doa a Rádio Sociedade ao então Ministério da Saúde e Educação. A partir daí, nasce a Rádio MEC.

Na década de quarenta, Edgard Roquette-Pinto realizou cerca de trezentos filmes de curta-metragem para o Instituto Nacional de Cinema Educativo. Esse conteúdo era utilizado como material didático de apoio nas escolas.

Em 1975, entra no ar a TVE, com sede no Rio de Janeiro. E por mais de 30 anos, destaque de audiência entre as emissoras públicas de televisão educativa do país.

Nesses mais de noventa anos de história, a paixão de Roquette-Pinto não se apagou. Ela contagiou muita gente, deixando marcas na memória da TV brasileira, com muitos programas de sucesso premiados, inclusive, no exterior.

E esta paixão pela Educação continua mais viva do que nunca, renovada a cada programa realizado e transmitido pela Roquette Pinto em diferentes mídias.

Ao longo de nossa história, evoluímos junto com a tecnologia. Começamos com o rádio, depois o cinema, produzimos para a TV, passamos a transmitir via satélite e por todas as operadoras a cabo do país. E participamos da revolução na grande rede com projetos de acessibilidade e em múltiplas plataformas.

Roquette Pinto