Iniciativa Educadores do Brasil

Home MECIniciativa Educadores do Brasil

Iniciativa Educadores do Brasil

banner-premio-professores

Estão abertas as inscrições para os Prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”

Uma ação nacional de valorização dos professores e gestores das redes públicas de Educação Básica. Essa é a “Iniciativa Educadores do Brasil” que, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o conceito de Pátria Educadora, pretende incentivar e divulgar projetos de trabalho bem-sucedidos em escolas de todo o país. Para os relatos de experiências que mais se destacarem, serão concedidos os Prêmios “Professores do Brasil” e “Gestão Escolar”. A iniciativa de reunir os dois Prêmios foi estabelecida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com entidades como a ACERP.

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e está em sua 9ª edição. Todos os educadores de escolas públicas da Educação Básica podem se inscrever em uma das seis categorias, enviando um relato de trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, em que sejam evidenciados sua qualidade e os resultados obtidos.

Já o Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão nas escolas públicas. O Prêmio visa reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando estratégias eficientes. Podem ser inscritas escolas do ensino regular da Educação Básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação.

As inscrições para ambos os prêmios vão até 14 de setembro, exclusivamente pela internet. Mais informações e inscrições aqui.

Roquette Pinto