Infância emparedada é tema do Salto para o Futuro

Home ClippingInfância emparedada é tema do Salto para o Futuro

Infância emparedada é tema do Salto para o Futuro

Salto para o futuro desta quarta, 11/10, discute a importância dos espaços livres para as crianças. Segundo pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte da tese de doutorado da Professora Léa Tiriba, boa parte das crianças que frequentam a educação infantil em tempo integral ficam até 10 horas por dia nas creches e pré-escolas, na maioria das vezes em espaços fechados. Um fenômeno que a pesquisadora denominou de “emparedamento da infância”.

De acordo com o estudo, essa realidade não está presente apenas nos ambientes escolares. Muitas crianças que vivem nos grandes centros urbanos passam bastante tempo em locais fechados, até mesmo nos momentos de lazer. A importância dos espaços livres na vida das crianças é o assunto deste episódio de Salto para o Futuro, que também discute os impactos da ausência de natureza na saúde física e emocional de meninos e meninas e o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

Os convidados são a própria Prof. Léa Tiriba, da Escola de Educação da Universidade do Rio de Janeiro, e o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Dr. José Martins Filho. Para a pesquisadora, muitas crianças vivenciam um cotidiano que impede que elas possam frequentar espaços livres, seja pela violência ou pela rotina atarefada e apesar da idade. ” É uma civilização que elegeu o lugar fechado como o lugar privilegiado da vida. E isso está se acentuando cada vez mais”, afirma.

Para o Dr. José Martins Filho, infância e brincadeira ao ar livro podem e devem caminhar juntas. “O aprendizado, o desenvolvimento escolar e a socialização dependem de espaço físico adequado e onde crianças possam passear, brincar e correr”.

Salto para o Futuro é apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro e exibido todas as quartas, às 19h, na TV Escola e em tempo real pelo portal tvescola.mec.gov.br. Os episódios estão disponíveis também no canal da TV Escola no YouTube.

Roquette Pinto