Impacto da publicidade no consumo excessivo das crianças é tema de Salto para o Futuro

Home Roquette PintoImpacto da publicidade no consumo excessivo das crianças é tema de Salto para o Futuro

Impacto da publicidade no consumo excessivo das crianças é tema de Salto para o Futuro

O mercado da publicidade movimenta mais de 112 bilhões de reais ao ano, segundo dados do Ibope Mídia de 2013. E as crianças são influenciadoras em potencial desse segmento. De acordo com pesquisa divulgada em 2015 pelo Instituto TNS, as crianças brasileiras passam, em média, 5 horas e 35 minutos em frente à televisão diariamente, representando mais de 80% na decisão de compra de suas famílias.

Para debater o impacto das ações de publicidade voltadas para esse público e o consumo excessivo na vida das crianças, o programa Salto para o Futuro desta semana, com exibição na quarta, 8/6, traz como convidadas a professora Núbia Santos, pesquisadora da UFRJ, e a consultora em Comunicação para Transformação, Nádia Rebouças, que debatem o papel dos pais e educadores na formação de cidadãos críticos e, consequentemente, de consumidores mais conscientes.

Para a professora Núbia Santos, “a escola tem um discurso muito claro sobre a questão do consumo. Mas, é justamente na escola que acontecem as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, o que significa comprar e dar presentes”. A mesma lógica inversa é destacada pela consultora Nádia Rebouças, lembrando que “todos os ícones dos relacionamentos familiares e na escola estão permeados por oportunidades para fazer propaganda”.

Comando por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o Salto para o Futuro, exibido pela TV Escola toda quarta-feira, às 19h, discute o tema com as convidadas e também responde a perguntas dos espectadores, enviadas através das redes sociais da TV Escola (Facebook e Twitter). O programa também está disponível no portal da TV Escola na internet.

O Salto Para o Futuro, produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa e transmitido pela TV Escola e pela TV INES, está no ar há 25 anos e a cada programa um tema relacionado ao universo da educação é debatido pelos apresentadores, especialistas e personalidades.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Verônica Cobas – Assessora de Comunicação
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto