O pensamento social brasileiro, refugiados e os livros indicados para a redação nota mil

Home Hora do EnemO pensamento social brasileiro, refugiados e os livros indicados para a redação nota mil

O pensamento social brasileiro, refugiados e os livros indicados para a redação nota mil

Uma semana repleta de atrações no Hora do Enem

Uma iniciativa inovadora para inserir refugiados ao mercado de trabalho, vencedora de prêmio da ONU, é uma das atrações do Hora do Enem nesta semana( 18/9 a 22/9), na TV Escola. Professores de sociologia também falam sobre a posição social do Brasil no mundo, sobre imigração e explicam como os pensadores nacionais nos ajudam a entender o lugar do Brasil no mundo.

Na semana em que é marcado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Hora do Enem reserva a quinta-feira, 21/09, para relembrar algumas entrevistas com pessoas que fizeram da superação sua palavra de ordem.

Na segunda-feira, 18/09, estatística e tecnologia estarão em pauta com os professores Sanny Gutemberg e Sandro Davison. E tem o Unonu, a iniciativa para integrar refugiados ao mercado de trabalho nacional, ganhadora de um Hackathon da ONU.

Dia 19/09, terça-feira, é o dia de falar sobre imigração e pensamento social brasileiro, revendo com os professores Vinícius Mayo e Devyson Carvalho uma questão da primeira aplicação do ENEM de 2016. Tem também uma entrevista com o sociólogo João Marcelo Ehlert Maia, que fala da importância dos pensadores brasileiros no Exame Nacional do Ensino Médio.

Interpretação textual e literatura infanto-juvenil são os temas do dia 20/09, quarta-feira. As professoras Vanessa Reis e Josi Motta revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM de 2016 sobre interpretação textual. Tem ainda um papo com o escritor Alexandre de Castro Gomes, que trocou de profissão para seguir sua paixão pela literatura infanto-juvenil.

No Especial Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21/09, o Hora do ENEM mostra como as Ciências da Natureza são inclusivas. Tem uma conversa com o Professor Aires Silva, que fala do ensino da Química em braile. E um papo com Éder Camargo, professor de Física com deficiência visual. O dia especial traz também Eduarda Emmerick, que conta a emoção de ser a primeira aluna com deficiência visual do curso de Biologia da PUC-Rio.

No dia de redação, sexta-feira (22/09), a proposta é usar a literatura brasileira para conseguir uma nota mil. A professora Julia Lucca explica como extrair dos livros excelentes argumentos para a sua dissertação.

O Hora do Enem, apresentado por Land Vieira, é exibido de segunda a sexta, na TV Escola, às 7h, 13h e 18h. Episódios estão disponíveis no portal tvescola.mec.gov.br, nos aplicativos e no canal do You Tube.

Roquette Pinto