I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Home TV INESI Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

ines_jogos_indigenas_intranet

Equipe do programa Super Ação, da TV INES, desembarca em Palmas/TO para cobertura.

Foi dada a largada para os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, capital do Tocantins. Uma equipe de reportagem do programa Super Ação, da TV INES, desembarcou na cidade para acompanhar os dez dias de competições, de 23 de outubro a 1º de novembro. Segundo o diretor do programa, Rogério Medeiros, “o objetivo é gerar edições que mostrem as diversas etnias do Brasil e do exterior, com suas culturas e práticas esportivas nativas e tradicionais”.

Serão mais de dois mil atletas indígenas competindo em modalidades que incluem esportes ocidentais, como futebol e atletismo, e esportes nativos da cultura indígena, como arremesso de lança e corrida de tora. O Brasil será representado por 23 povos, entre eles Pataxó, Xavante e Terena. Além das disputas esportivas, o evento abrirá espaço para manifestações culturais, como a dança, e apresentações folclóricas tradicionais de cada povo.

Em pauta na viagem, a equipe espera contemplar um roteiro de cinco tópicos: os Jogos Mundiais propriamente ditos, as culturas indígenas, os esportes nativos, a influência dos não índios por meio dos esportes ocidentais e a relação entre tradições e tecnologias. Quem está lá, além do diretor Rogério Medeiros, é o coordenador de pautas, Edilson Campos, a produtora Meri Mércia, a apresentadora Clarissa Guerretta, a intérprete Andreza Macêdo, o operador de câmera, Alex Sobral, e o operador de áudio, Kalleb Silva. Então, é só esperar para ver!

Roquette Pinto