Humor é coisa séria? Luiz Fernando Veríssimo nos conta em Super Libris

Home Sem categoriaHumor é coisa séria? Luiz Fernando Veríssimo nos conta em Super Libris

Humor é coisa séria? Luiz Fernando Veríssimo nos conta em Super Libris

Série com 52 episódios mergulha no mundo da literatura brasileira

Um mergulho no mundo da literatura. Assim é a série Super Libris, produzida pelo Sesc TV e exibida toda terça-feira, na TV Escola. Formada por 52 episódios de 26 minutos, a cada programa um gênero literário é abordado através de entrevistas com escritores brasileiros. Conduzidas de uma forma criativa, as entrevistas passeiam sobre gêneros como romance, poesia, aventura, ficção e humor, entremeadas por pequenos quadros de assuntos diversos relacionados ao universo literário, como resenha de livros e o perfil de um escritor clássico.

No episódio desta semana, “Humor é coisa séria”, o cronista Luiz Fernando Veríssimo é a estrela. Em entrevista comandada pelo ator José Rubens Xaxá, Veríssimo traça seu olhar sobre a literatura de humor no Brasil e no mundo, recheando os comentários com divertidas observações sobre o seu processo de criação. Logo no início do programa, ao ser perguntado sobre se o humor é respeitado como literatura, ele cita Bernard Shaw e sua frase clássica: “quanto mais eu conheço o ser humano mais eu amo o meu cachorro”.

Eva Funari, escritora e ilustradora de livros infantis, é destaque no quadro Prefácio. Autora que trabalha com o inadequado, com o clown, criando reinos loucos e lugares imaginários, é apresentada por Gabriela Romeu através do livro “Felpo Filva”, sobre um coelho poeta, solitário e recluso. Já no quadro Orelhas, o escritor irlandês Laurence Sterne é apresentado através da resenha de seu livro A Vida e as Opiniões do Cavalheiro Tristam Shandy.

Entre os escritores já entrevistados por Super Libris estão Ruy Castro, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Prata, Thalita Rebouças, Xico Sá, dentro outros. Todos os programas exibidos estão disponíveis no portal da TV Escola – tvescola.mec.gov.br

ASCOM Roquette Pinto
Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br

Roquette Pinto