Hora do Enem: Nova temporada estreia em 22 de maio

Home Hora do EnemHora do Enem: Nova temporada estreia em 22 de maio

Hora do Enem: Nova temporada estreia em 22 de maio

O “Hora do ENEM”, exibido pela TV Escola, gerido pelo Ministério da Educação e produzido pela Roquette Pinto Comunicação educativa, já tem data para sua estreia em 2017. A partir da segunda-feira, 22 de maio, episódios inéditos exibidos diariamente às 7h, com reapresentações às 13h e 18h, além da transmissão via web pelo portal www.tvescola.org.br , no hotsite www.horadoenem.mec.gov.br, pelo aplicativo e no canal no You Tube. O programa também será exibido diariamente, às 13h, no Canal Futura, e em 40 emissoras em todo o Brasil.

Apresentado por Land Vieira, a “Hora do Enem” é um programa que aborda o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio de um jeito descontraído, para apoiar estudantes que querem aprofundar seus estudos e tirar dúvidas. Para isso, cada episódio conta com resoluções, participações de professores e entrevistas organizadas por áreas de conhecimento (segundo as matrizes de referência descritas pelo Enem) e mais a Redação:

Segunda-feira: Matemática e suas Tecnologias

Terça-feira: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quarta-feira: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Quinta-feira: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Sexta-feira: Redação

O primeiro episódio da nova temporada (22/5) começa com um papo divertido com Cecília Salgado, Professora do Instituto de Matemática da UFRJ que recebeu o Prêmio “Para Mulheres na Ciência” da Unesco, em 2015. Ela explica a importância de estimular a participação das mulheres na Matemática e outras Ciências Exatas. Além dele, o programa traz os Professores Rafael Procópio e Diego Viug, que desvendam uma questão do ENEM de 2015 sobre análise combinatória.

No segundo episódio (23/5), o segmento de destaque é História. Os professores Fábio Conceição e Lucas Cabral revisam uma questão do Enem de 2012 sobre o Movimento por Direitos Civis nos EUA. Confira também um papo com Viktor Chagas, Professor do curso de Estudos de Mídia da UFF e responsável pela criação do Museu de Memes. Ele conta como funciona o projeto e explica de que forma essas piadas virais da internet ajudam a entender o contexto histórico em que são produzidas.

As linguagens e códigos da Língua Portuguesa compõem a área de conhecimento do terceiro episódio (24/5). Os professores Milena Eich e Bernardo Machado abordam duas questões do ENEM de 2015: uma sobre variação linguística e outra sobre gênero textual. Em um bate-papo descontraído com Land Vieira, Arthur Protásio, roteirista, escritor e pesquisador de narrativas para games, explica como o conhecimento de literatura e língua portuguesa faz parte da criação de um jogo e dá dicas para quem deseja trabalhar na área.

Para deixar os candidatos do ENEM mais tranquilos em relação à Biologia, o episódio da quinta-feira, 15/5) traz os Professores Anna Maria Pereira e Fabrício Pinheiro, que revisam uma questão do ENEM de 2015 sobre genética. E também uma conversa com Jean Remy Davée Guimarães, biólogo especializado em radioecologia marinha. Ele conta como essa área une os conhecimentos das ciências da natureza para a preservação do meio ambiente.

Quem vai fazer o Enem sabe que um dos critérios para zerar a Redação é o desrespeito aos Direitos Humanos. Mas será que todos sabem exatamente em que consistem esses direitos? Esse é o tema do quinto episódio da nova temporada. Land Vieira recebe o professor de Redação Rômulo Bolívar e o antropólogo Kássio Motta para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Eles explicam o que são os Direitos Humanos, contam um pouco sobre sua história e revelam a razão pela qual se tornaram um elemento tão importante para a Redação do ENEM.

Dirigido por Renato de Paula, o programa “Hora do Enem” conta com números recordes de registro de visitas ao seu hotsite (horadoenem.mec.gov.br) hospedado no portal da TV Escola. Em 2016, foram mais de 9 milhões de acessos e cerca de 5 milhões de usuários cadastrados. A primeira temporada foi ao ar entre 2 de maio e 23 de dezembro de 2016. Foram 165 programas gravados, quatro episódios exibidos ao vivo nos dias de aplicação das provas, além da “Semana Especial Revisão Hora do Enem”, em formato de maratona, exibida de 6 a 10 de junho de 2016. A quase totalidade dos episódios também foi ao ar em mais de 40 emissoras de tevê parceiras, sobretudo canais universitários e comunitários. Com exceção dos episódios ao vivo, a íntegra do conteúdo da primeira temporada de “Hora do Enem” está disponível em horadoenem.mec.gov.br

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Coordenação de Comunicação
veronicacobas@roquettepinto.org.br
(21)3282-6777

Rafael Lima– Assistente de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br
(21)3282-6634

Roquette Pinto