Está chegando a hora! Tem Matemática, Sociologia, Redação e muito mais

Home Hora do EnemEstá chegando a hora! Tem Matemática, Sociologia, Redação e muito mais

Está chegando a hora! Tem Matemática, Sociologia, Redação e muito mais

Quanto mais o calendário avança menos dias separam milhões de estudantes da primeira prova do Enem 2017, em 5 de novembro. É hora de dedicar um pouco mais de horas ao estudo e, principalmente, às revisões de conteúdo.

O Hora do Enem desta semana reúne temas, entrevistas e questões com orientações importantes sobre a construção da Redação, argumentos para o desenvolvimento da dissertação e recursos importantes como a compreensão das aspirações da juventude contemporânea, novas tecnologias e a Língua Portuguesa.

Análise de gráficos e conexão 5G é o tema central do programa de Matemática na segunda, 16/10. Para quem curte novas tecnologias e internet mais potente, a conexão 5G é o tema do papo com o Professor Rinaldo Duarte, do INATEL. Já os professores Matheus Konder e Felipe Vargas revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM de 2016 sobre análise de gráficos.

Como a sociologia pode nos ajudar a entender os desejos e aspirações da juventude contemporânea? E de que forma essa temática pode ser relevante na resolução de questões do Enem ou mesmo na Redação. É o que explica o sociólogo Carlos Costa Ribeiro em entrevista. No programa, (com exibição na terça, 17/10) os professores Walace Ferreira e Frederico Käfer revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM de 2016 sobre movimentos sociais.

Poesia e o youtuber Bruno Motta. Essas são algumas das atrações do programa de quarta-feira (18/10). Imagina fazer um stand up de 38 horas sem parar! O comediante e youtuber explica como o conhecimento da Língua Portuguesa foi importante para a performance que lhe rendeu um recorde. Para completar, orientações sobre como interpretar poesia para o ENEM com os professores Walace Cestari e Priscila Gomes.

Bactérias, antibióticos e um cientista artista são algumas das atrações do programa de quinta-feira (19/10). Olavo Amaral, médico, neurocientista, escritor e roteirista, explica que é possível misturar Ciência e Arte para ver o mundo de um jeito diferente. O programa traz ainda revisões importantes sobre antibióticos e bactérias com os professores Isabela Santos e Fabrício Pinheiro.

Na sexta, a Redação é a estrela do Hora do Enem. Tem Platão, Descartes e Adorno. Mas, afinal, isso é Filosofia ou Redação? O programa explica como usar as questões de filosofia do ENEM para pensar argumentos para a dissertação. Com a participação dos professores Bernardo Augusto e Paulo Andrade, dicas importantes sobre como utilizar o pensamento dos filósofos para construir uma Redação nota mil.

Roquette Pinto