A escola na era digital é o tema do Salto para o Futuro desta quarta

Home MECA escola na era digital é o tema do Salto para o Futuro desta quarta

A escola na era digital é o tema do Salto para o Futuro desta quarta

De acordo com a sétima edição da pesquisa TIC Educação, 74% dos estudantes do 2º ano das escolas de ensino médio localizadas em áreas urbanas já utilizaram dispositivos móveis em atividades pedagógicas. Ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, o estudo apontou que a presença de algum tipo de computador de mesa, portátil ou tablet, está praticamente universalizada entre as escolas públicas localizadas em áreas urbanas, sendo que 95% delas possuem ao menos um desses computadores conectados à internet.

Os dados revelados pelo estudo também trazem desafios para o país: 45% das escolas públicas ainda não ultrapassaram 4Mbps de velocidade de conexão à internet, enquanto 33% delas possuem velocidades de até 2Mbps, consideradas muito baixas. Já os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, sendo que em apenas 59% delas esse espaço estava sendo utilizado em 2016, segundo os diretores.

A pesquisa TIC Educação obre a presença e utilização das tecnologias nas escolas brasileiras também aponta que somente 31% dos professores de escolas públicas afirmaram usar computadores no laboratório para desenvolvimento de atividades com os alunos.

A escola pública brasileira na era digital é o tema do programa Salto para o Futuro desta quarta, 13/9, às 19h, na TV Escola. Os convidados são Andrea Ramal, educadora e consultora, e Rodrigo Pimentel, Head para a América Latina do Google for Education. Comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, Salto para o Futuro vai discutir a

presença das tecnologias nas escolas brasileiras e as estratégias para fazer dos recursos disponíveis aliados poderosos no processo de ensino-aprendizagem.

Salto para o Futuro é exibido também em tempo real também no portal tvescola.mec.gov.br e nos aplicativos. Para quem perdeu a exibição todas as quartas, às 19h, é só conferir na videoteca web da TV Escola.

Roquette Pinto