Escola de Araguaína cria projeto interdisciplinar para trabalhar educação financeira

Home Roquette PintoEscola de Araguaína cria projeto interdisciplinar para trabalhar educação financeira

Escola de Araguaína cria projeto interdisciplinar para trabalhar educação financeira

Educação financeira é um eixo pedagógico trabalhado no Colégio Pré Universitário de Araguaína, no Tocantins, desde a 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Chamado de Trilha Financeira, o projeto é interdisciplinar e foi criado pela equipe pedagógica da escola para introduzir conceitos de consumo consciente em algumas das matérias da grade curricular.

Desenvolvida pela coordenação das disciplinas de Matemática, Química e Educação Física, a trilha estabelece um percurso para os alunos que, de forma lúdica e divertida, aprendem a lidar com os gastos do dia a dia, sobre o que é necessário ou supérfluo e o impacto que o consumo pode gerar no ambiente.

Essa experiência, que faz parte do dia a dia dos professores e alunos do Colégio Pré Universitário de Araguaína é tema do terceiro episódio da série Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira, com exibição na TV Escola, na segunda, 18/9, às 20h.

A série, composta por cinco episódios, foi totalmente gravada nas escolas, através entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto. As edições do programa são frutos de uma parceria da TV Escola com a Associação de Educação Financeira do Brasil, a AEF-Brasil. Os programas são exibidos na TV Escola, em tempo real no portal tvescola.mec.gov.br e aplicativos, e estão disponíveis também no portal vidaedinheiro.gov.br e no canal do You Tube da TV Escola.

A ideia é lançar luz aos jovens sobre Educação Financeira e a importância dela em nossas vidas. Nesse contexto, os programas mostram projetos já existentes e dão dicas valiosas sobre como economizar e não deixar que o dinheiro e seu uso sejam verdadeiros problemas cotidianos. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, “Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira” busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.

O primeiro episódio retratou a experiência da educação financeira em uma escola de Joinville; o segundo, em Macapá. O quarto e quinto episódio da série trarão em destaque atividade em escolas de Manaus – 25/9 e Palmas – 9/10.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.

ASCOM TV ESCOLA

Roquette Pinto