Energias renováveis, imigração e dicas para a prova de Inglês

Home Hora do EnemEnergias renováveis, imigração e dicas para a prova de Inglês

Energias renováveis, imigração e dicas para a prova de Inglês

Mamour Sop Ndiaye saiu de seu país, o Senegal, para estudar energias renováveis no Brasil. Hoje, ele é coordenador do Programa CEFET Solar, realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e que visa promover o ensino e a disseminação de energia solar fotovoltaica no Estado do Rio de Janeiro. A história de Mamour, entrevistado do programa de quinta, 28/9, no Hora do Enem, é o relato do quanto a imigração pode representar oportunidades de vida, de aprendizado e de ensino também.

Há 40 dias da primeira prova o Enem 2017, a semana do Hora do Enem traz questões de Porcentagem, uma entrevista com o secretário geral da ONU Junior, Hyury Duarte, que fala sobre a carreira de Relações Internacionais e um papo divertido com Mônika Pecegueiro do Amaral, tradutora simultânea de eventos como o Rock in Rio e Lollapalooza que ensina como não dar um nó na cabeça ao ler uma pergunta em Inglês e ter que responder em Português.

Confira a sinopse dos programas do Hora do Enem desta semana:

Segunda, 25 de setembro
O professor Diego Viug relembra seus dias de escola, os momentos de perrengues como estudante, e conta como se tornou um craque da Matemática. Aprenda mais sobre a história da Porcentagem com os professores Cleber Neto e Nazareno Corrêa.

Terça, 26 de setembro
Os professores Diomário Júnior e Rodrigo Passos revisam uma questão da segunda aplicação do ENEM de 2015 sobre agricultura. Tem também uma entrevista com o Secretário-Geral da ONU Júnior, Hyury Duarte. Ele fala sobre o projeto em que estudantes do Ensino Médio simulam um dia no plenário das Nações Unidas e conta mais sobre a carreira em Relações Internacionais.

Quarta, 27 de setembro
Mônika Pecegueiro do Amaral, responsável pela tradução simultânea de eventos como Rock in Rio e Lollapalooza, dá todas as dicas sobre a prova de inglês no Enem. Tem também a revisão de uma questão da segunda aplicação de 2016 sobre interpretação de texto, com os Professores William Eduardo e Alexandre Szeremeta.

Quinta, 28 de setembro
Uma questão sobre hidrostática é revisada e debatida pelos Professores José Sampaio e Fabrício Alves. E tem um papo sobre energias renováveis com o senegalês Mamour Sop Ndiaye. Ele saiu de seu país para estudar o assunto no Brasil e, hoje, é coordenador do Programa CEFET Solar.

Sexta, 29 de setembro
Siga aprendendo como se inspirar na Literatura brasileira para formular os melhores argumentos para sua dissertação no Enem 2017. O Professor Walace Cestari ensina a utilizar elementos de obras clássicas para construir uma Redação nota mil.

Hora do Enem é apresentado por Land Vieira e exibido na TV Escola de segunda à quinta, às 7h, 13h e 18h. Todos os episódios estão disponíveis no canal do You Tube.

Roquette Pinto