Energia solar, química forense, redes sociais e Aedes aegypti. Tudo isso e muito mais na terceira semana do Hora do Enem

Home Hora do EnemEnergia solar, química forense, redes sociais e Aedes aegypti. Tudo isso e muito mais na terceira semana do Hora do Enem

Energia solar, química forense, redes sociais e Aedes aegypti. Tudo isso e muito mais na terceira semana do Hora do Enem

Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, Química e Redação. De um jeito divertido, repleto de dicas, entrevistas e videoresoluções que fazem a diferença para quem vai participar do Enem 2017. Chegamos a terceira semana do programa Hora do Enem, apresentado por Land Vieira e exibido diariamente na TV Escola (7h, 13h e 18h) e também na internet – no portal da TV Escola (tvescola.mec.gov.br), no YouTube (youtube.com/user/tvescola) e no aplicativo.

No programa de hoje, 5 de junho, o Prof. Cleber Neto, do CAP-UFRJ e pesquisador na área de ensino da Matemática, conversa com Land Vieira e dá conselhos sobre como estudar a disciplina especificamente para o Enem. Ele comenta as diferenças entre o ensino da Matemática na escola e na faculdade e fala sobre o que os professores de ensino superior podem aprender com aqueles que trabalham no ensino básico. O episódio traz ainda a revisão de uma questão sobre porcentagem que caiu no exame de 2015, feita pelos professores Wagner Dias e Diego Viug.

Terça-feira, dia 6 de junho, é dia de Geografia no Hora do Enem. Duas questões do exame de 2015, uma sobre globalização e outra sobre salinização, são desvendadas pelos professores Diego Moreira e Ricardo Trotti, que orientam sobre as pegadinhas comuns no Enem. No bloco de entrevistas, destaque para Natália Chaves, estudante de Ciências Ambientais da Unirio, que conversa com Land Vieira sobre um tema que é tendência para o exame de 2017: energias renováveis. Ela é voluntária do projeto Multiplicadores Solares, do Greenpeace, e fala sobre a importância de divulgar e estimular o uso da energia solar em nosso dia a dia.

Língua Portuguesa, interpretação de textos e redes sociais. O que esses temas têm em comum? Muita coisa. É quem vai contar é Heloiza Daou, gerente de marketing da Editora Intrínseca, e entrevistada do episódio de quarta-feira, 7 de junho, do Hora do Enem. Responsável pelo conteúdo do Snapchat da editora, ela explica como as redes sociais podem estimular o gosto pela literatura entre seus usuários e fala dos desafios apresentados por estas novas mídias. O bate-bola sobre a aplicação direta na prova do Enem fica com os professores Teresa Cruz e Marcio Andrade, que desvendam duas questões do Enem 2013 sobre interpretação de texto.

Sabia que a Química é uma poderosa aliada no combate ao crime? Ela – e não o crime – é a área de conhecimento abordada no episódio de quinta-feira, 8 de junho. Nosso entrevistado é Bruno Sabino, perito criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que conta para Land Vieira tudo sobre Química Forense. Ele explica como essa ciência faz parte das investigações criminais, analisando provas e investigando substâncias encontradas em cenas de crimes. O programa traz ainda os professores Ludmila Nogueira e Binho, que analisam e orientam sobre duas questões de edições anteriores do ENEM: uma sobre Química Verde e outra sobre Química Orgânica.

Como já é tradicional, sexta-feira é dia de Redação no Hora do Enem. No episódio que será exigido em 9 de junho, destaque para um tema da atualidade e que segue como uma das possíveis apostas para o Enem 2017. Falamos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. O papo de Land Vieira é com a bióloga e pesquisadora da Fiocruz Rafaela Bruno e com o professor de Redação Hélder Brinate. Eles discutem os principais métodos de combate ao mosquito vetor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e falam sobre como o Brasil vem lidando com epidemias dessas doenças ao longo de sua história. Tudo isso para ajudar os treineiros do Enem 2017 a construir uma redação nota mil.

O Hora do Enem, exibido pela TV Escola, gerido pelo Ministério da Educação e produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa, estreou em 22 de maio. Todos os episódios anteriores estão disponíveis nas múltiplas plataformas da TV Escola. O programa também é exibido diariamente, às 13h, no Canal Futura, e em 40 emissoras em todo o Brasil.

Hora do Enem é um programa que aborda o conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio de um jeito descontraído, para apoiar estudantes que querem aprofundar seus estudos e tirar dúvidas. Para isso, cada episódio conta com resoluções, participações de professores e entrevistas organizadas por áreas de conhecimento (segundo as matrizes de referência descritas pelo Enem) e mais a Redação.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Assessora de Comunicação
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto