Documentário “1817. A Revolução Esquecida”

Home MECDocumentário “1817. A Revolução Esquecida”

Documentário “1817. A Revolução Esquecida”

Termo de Compromisso foi assinado hoje pelo Diretor Geral da Roquette Pinto, Fernando Veloso.

Aconteceu hoje, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife – PE, o evento de lançamento da nova série da TV Escola, “História na TV Escola”. O projeto tem início com o documentário “1817. A Revolução Esquecida”, de Tizuka Yamasaki. Este é o primeiro aprovado entre os documentários e produtos audiovisuais produzidos pela Roquette Pinto Comunicação Educativa.

Para Tizuka, “é muito importante que a TV Escola produza um documentário que resgata parte importante da história brasileira e que, durante muito tempo, ficou esquecida. Fico muito sensibilizada que o Ministro tenha tido esse entendimento sobre a importância de levar para uma TV pública, para a TV Escola, que fala aos professores e estudantes brasileiros, um momento da história do qual nos orgulhamos”.

O filme, de 50 minutos, baseia-se no livro “A Noiva da Revolução”, do escritor Paulo Santos e será lançado em outubro, em comemoração ao segundo centenário da Revolução Pernambucana, nos dois canais públicos da instituição, a TV Escola e a TV INES (único canal brasileiro que transmite 24 horas diárias de programação bilíngue – Português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais).

Com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o evento marcou o primeiro trabalho da nova gestão da Roquette Pinto Comunicação Educativa: “O Ministro nos deu prioridades. A primeira delas, fazer da TV Escola e TV INES as protagonistas e referências de TV pública no Brasil. A nova série é o primeiro passo nessa direção”, afirmou Fernando Veloso, novo diretor da organização.

Roquette Pinto