Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Home Roquette PintoDia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Patrimônio é acervo, cultura, certeza de que novas gerações compreenderão sua história e caminharão em direção ao futuro. Hoje é o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. A TV Escola festeja a data e compartilha o tema da comemoração de 2017: “Descobrir, lembrar e compartilhar”.

Promulgada pela UNESCO no Congresso Geral de 2005, a data representa um marco nas políticas referentes a preservação de arquivos. O objetivo é chamar atenção para a importância da definição de diretrizes para a manutenção de acervos audiovisuais, que constituem parte importante nas culturas materiais e imateriais das sociedades.

A Roquette Pinto Comunicação Educativa, organização social que gere e produz conteúdos para a TV Escola e TV INES, possui hoje um acervo audiovisual dividido em arquivos digitais e arquivos analógicos. Com imagens datadas desde o lançamento da TV Escola, em 1995, este acervo simboliza a memória institucional da organização, bem como busca atender as demandas imagéticas das produções da casa.

As atividades realizadas atualmente no acervo consistem em selecionar, identificar, catalogar e indexar as imagens analógicas e digitais já produzidas ao longo de toda a história da TV Escola e da TV INES.

Com o objetivo de disponibilizar, em formato digital, o conteúdo analógico de produções realizadas pela TV Escola e pela TV INES desde seus nascimentos, cada mídia física está em processo de visionamento por meio de leitor apropriado a cada tipo de fita e seu conteúdo avaliado e catalogado por meio de critérios previamente definidos pela equipe multidisciplinar do acervo.

Hoje, estão sob guarda e gestão do acervo Roquette Pinto 16.699 mídias nos formatos U-Matic, BETACAM de 30 e 60 min., DVCAM de 40, 64, 124 e 184 min., dispostas em estantes de aço e ambiente climatizado, datadas entre o período de 1996 a 2012.

A Gerência de Mídias e Arquivos Digitais da Roquette Pinto Comunicação Educativa é responsável também pelo banco de imagens da organização, utilizado pelas produções da TV Escola e TV INES. São clipes produzidos em gravações externas, que são avaliados, selecionados e disponibilizados

para a composição de novos produtos audiovisuais. Esta é uma filosofia organizacional, que reflete os interesses e objetivos da instituição na direção de um acervo televisivo educativo-cultural.

Roquette Pinto